Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. TATUÍ CLASSIC CAR TRAZ COMO NOVIDADE NOTÍCIA DA RESTAURAÇÃO DO RUGBY 1928

TATUÍ CLASSIC CAR TRAZ COMO NOVIDADE NOTÍCIA DA RESTAURAÇÃO DO RUGBY 1928

Publicado em:

Rugby 1928, que pertenceu ao médico Gualter Nunes, está sendo restaurado para poder regressar para a Praça Manoel Guedes.

Tatuí sediou no último fim de semana a 5º edição do Tatuí Classic Car, evento que é promovido pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí, em parceria com o Centro Hípico de Tatuí (CHT), e com o apoio da Federação Brasileira de Veículos Antigos e da Prefeitura local, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

Na cerimônia de abertura, no sábado pela manhã (17/08), aconteceu a apresentação da Banda Sinfônica e a Big Band do Conservatório de Tatuí, sob a batuta do regente convidado Marco Almeida Júnior, com participação da aluna de Canto Popular Luciana Canizela. Entre as autoridades, estavam a prefeita Maria José Vieira de Camargo; o vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva; Clélia Maria de Araujo Pinto, proprietária do Centro Hípico de Tatuí; José Carlos Martins Gonçalves, presidente do Antigomobilismo de Tatuí; Roberto Suga, presidente do Conselho da Federação Brasileira de Veículos Antigos; Afonso Fiusa, diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos; vereadores; secretários municipais e convidados.

O Tatuí Classic Car é considerado o maior evento de carros antigos da região, faz parte das comemorações do 193º aniversário de Tatuí, e contou com 300 veículos antigos, trazidos de várias regiões do Brasil.

Neste ano, parte da renda da bilheteria foi destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT) e a grande novidade desta edição do “Tatuí Classic Car” foi um espaço com stands da Associação dos Produtores de Doces de Tatuí (Aprodoce), destinado para a comercialização de deliciosos doces caseiros, já tradicionais em Tatuí.

Rugby 1928 – Patrimônio de Tatuí, o Rugby 1928, que pertenceu ao Dr. Gualter Nunes e que durante alguns anos ficou exposto publicamente na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu), foi uma das atrações do evento. O veículo, modelo M-2 e carroceria 6012, fabricação Durant Motors (New Jersey, EUA), está sendo restaurado pelo Antigomobilismo Clube de Tatuí, em parceria com a Prefeitura local e outros voluntários. Segundo Afonso Fiusa, diretor regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos e da AFiusa Restaurações, já foi realizado todo o trabalho junto aos chassis, rodas e arrolamento. Já o trabalho de carroceria está sendo realizado artesanalmente e é bastante detalhado. A ideia dos diretores do Antigomobilismo Clube de Tatuí é de expor o carro já totalmente restaurado na próxima edição do evento, em 2020. A Prefeitura de Tatuí tem como objetivo fazer voltar o veículo à Praça Manoel Guedes, devidamente restaurado e com a devida proteção de acesso.

Tatuí Classic Car – A ideia de fazer esse evento começou em 2015, quando o Antigomobilismo Clube de Tatuí, através de seus associados, retomou a tradição de promover encontros de veículos antigos na cidade, que eram bastante movimentados nos anos 80 e 90.

O Antigomobilismo Clube de Tatui “Lazer e Cultura” foi fundado em 11 de agosto de 2007. Tem 32 sócios ativos e um acervo de 297 veículos antigos entre carros, motos, bicicletas, caminhões, tratores e até um avião.

Desde a fundação do clube tem como principal objetivo preservar os veículos antigos e contar a sua historia, organizar eventos e reunir admiradores de veículos antigos, fazer filantropia, fornecer orientação para pessoal que queiram possuir um veículo antigo.

O Antigomobilismo Clube de Tatuí é filiado a Federação Brasileira de Veículos Antigos, que é a entidade nacional agregadora dos clubes de veículos antigos e que é filiada à Federação Internacional de Veículos Antigos.

O Tatuí Classic Car aconteceu pela primeira vez na Avenida Sales Gomes e já foi considerado um sucesso, reunindo 160 veículos antigos e arrecadando 400 quilos de alimentos. Na segunda edição já com a parceria do Centro Hípico de Tatuí, foi visível o potencial do evento.

As atividades do Antigomobilismo tem por objetivo realizar passeios, encontros, vistorias para certificação de originalidade a placa preta, consultoria para importação de veículos antigos de coleção, temos uma sede social. O atual Presidente do clube é o senhor Jose Carlos Martins Gonçalves, gestão 2017/ 2019.

Compartilhe:

Outras

Notícias

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo