3. Saúde
  5. SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO CONTOU COM ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO EM UNIDADES DE SAÚDE DE…

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO CONTOU COM ATIVIDADES DE CONSCIENTIZAÇÃO EM UNIDADES DE SAÚDE DE TATUÍ

Uma das palestras foi realizada na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, entre 5 e 16 de agosto, uma série de ações para incentivar o aleitamento materno, fazendo referência à “Semana Mundial do Aleitamento Materno”, que neste ano foi celebrada de 1º a 7 de agosto.

Para conscientizar a população, especialmente as mulheres, sobre a importância do aleitamento materno, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e as Estratégias Saúde da Família (ESF’s) de Tatuí promoveram diversas atividades para incentivar o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida dos bebês, seguidos por amamentação continuada e complementada até os 2 anos de idade.

A programação seguiu o seguinte cronograma: de 05 a 08/08 (de segunda a quinta-feira), às 9h, palestra na UBS “Dr. Almiro dos Reis”, da Vila Dr. Laurindo; dia 06/08 (terça-feira), às 9h, palestra na UBS “Drº. Maria Eunice Del Fiol”, do bairro Valinho; dia 07/08 (quarta-feira), às 8h15, palestra na UBS “Dr. Medardo Costa Neves”, do Jardim Rosa Garcia; dia 07/08 (quarta-feira), às 13h, palestra na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia; dia 08/08 (quinta-feira), às 13h, palestra na UBS do Jardim Gonzaga; dia 14/08 (quarta-feira), às 9h, palestra na UBS do Jardim Tóquio; e dia 16/08 (sexta-feira), às 14h, palestra na ESF da Vila Angélica.

As atividades contaram com um número significativo de participantes. Na palestra realizada na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia, por exemplo, mais de 40 pessoas, entre gestantes, puérperas (mulheres que tiverem filhos há 45 dias ou menos), lactantes (mulheres que estão amamentando) e familiares, assistiram à palestra ministrada pelas enfermeiras Eliana, Priscila e Pauliane. Na ocasião, também houve sorteio de brindes, café da tarde e foi oferecido um procedimento de limpeza de pele às mulheres.

A Casa do Adolescente também promoveu palestras diárias sobre a importância do aleitamento materno, que aconteceram entre os dias 29/07 e 02/08 e de 05 a 09/08.

A importância do aleitamento materno – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação é a melhor maneira de garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade. Ainda segundo a OMS, após esse período, o ideal é continuar com esse hábito, mas com a adição de alimentos complementares até a criança completar dois anos ou mais.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.