Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. 77ª SEMANA PAULO SETÚBAL DARÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE 193 ANOS DE TATUÍ

77ª SEMANA PAULO SETÚBAL DARÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE 193 ANOS DE TATUÍ

Publicado em:

Evento terá como tema este ano o discurso de posse do escritor tatuiano na Academia Brasileira de Letras, que completa 85 anos em 2019.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizará, de 1º a 8 de agosto a “77º Semana Paulo Setúbal”. O evento, criado em 1943, terá como tema este ano o discurso de posse do escritor tatuiano na Academia Brasileira de Letras, que completa 85 anos em 2019, e também dividirá espaço com atrações em celebração aos 193 anos de Tatuí, comemorados no dia 11 de agosto.

A abertura oficial, no dia 01/08 (quinta-feira), acontecerá no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, com o início da exposição “Cenografia do Conservatório de Tatuí”, que apresentará a importância do uso de tal recurso cênico, sob curadoria do cenógrafo Jaime Pinheiro, que está à frente do curso e da produção cenográfica nas diversas produções pedagógicas e artísticas realizadas pelo Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, gerido pela Abaçaí Cultura e Arte. A exposição, que faz parte das comemorações dos 65 anos do Conservatório de Tatuí e que ficará aberta à visitação até o dia 29 de setembro, terá três atos e contará com a presença do cenógrafo às 10h e às 15h, para um bate-papo com alunos da Rede Municipal de Educação, e às 19h, com a presença de convidados e amigos.

A exposição de fotos figurativas “Mulheres Heroínas Negras”, do Núcleo Afro Feminino (NAF), também fará parte da programação do evento, prestando uma homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, no Centro Cultural de Tatuí. Essa exposição pode ser visitada gratuitamente de 1º a 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h.

Entre os dias 2 e 31 de agosto, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” realizará, de terça-feira a domingo, às 9h30 e às 14h, a exibição do Cinema Pontos MIS, com o filme “Unicórnio”, com classificação indicativa para maiores de 10 anos de idade, narrando a saga de Maria (Bárbara Luz), uma menina que está sentada em um banco, ao lado de seu pai (José Carlos Machado). A conversa deles é que conduz a narrativa do filme, que se passa em uma rústica casa de campo, na qual ela mora com a mãe (Patrícia Pillar), e ambas aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem (Lee Taylor).

De 2 a 10 de agosto, das 10h às 20h, na Praça da Matriz, ocorrerá a tradicional Feira de Artesanato “Capital da Música”, com exposição e venda de belos trabalhos artesanais, como bordados, couro, costuras, esculturas, macramê, rendas, pinturas, patchwork, saboaria, souvenirs e bijuterias, além de outras peças que atraem não só os tatuianos, mas também pessoas de muitas outras cidades. Na Praça de Alimentação, haverá a tradicional feira, com salgados, sucos, acarajé, churros, crepe suíço e uma vasta quantidade de doces artesanais da “Terra do Doce Caseiro”.

No dia 02/08 (sexta-feira), às 19h, no Teatro Procópio Ferreira, será realizada a cerimônia de premiação dos vencedores do “Concurso Paulo Setúbal” e o lançamento do Tabloide 2019. Na ocasião, serão divulgados os nomes dos vencedores do concurso de abrangência municipal, o “18º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, e do concurso de abrangência nacional, o “17º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”. O concurso de abrangência nacional recebeu 544 inscritos, de 102 cidades, de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. O Prêmio Galardão, destinado única e exclusivamente a obras de autores nascidos ou residentes há mais de dois anos em Tatuí, recebeu 42 inscrições, o que comprova a importância da manutenção do Prêmio por parte do município. A cerimônia de premiação terá entrada gratuita, contará com o apoio cultural do Conservatório de Tatuí e da Abaçaí Cultura e Arte, e terá a apresentação do Grupo Seresteiros com Ternura.

O esporte também terá seu espaço garantido nas festividades, com jogos da 7º Copa Craque do Futuro, realizados no dia 03/08 (sábado), a partir das 8h30, nos estádios “Menotti de Campos”, do Jardim Santa Cruz; “Itatibão”, do Clube de Campo, e, “Toca da Coruja”, do Jardim Lírio. Já no dia 04/08 (domingo), às 8h, acontecerá o passeio ciclístico “Circuito das Praças”, com concentração em frente ao Colégio Anglo.

Também no dia 04/08, das 9h às 12h, no SESI, a gastronomia estará em foco com a final da fase local do concurso de culinária “SESI Chef”. E das 9h às 13h, a diversão será garantida na Praça do Carroção, no bairro Valinhos, com a “Rua da Alegria”, do Projeto Sorriso. Haverá muitas brincadeiras, atividades esportivas, gincanas e show com palhaços e personagens infantis, além de apresentações do Paraíso dos Cães, pipoca e algodão doce.

Já no dia 05/08 (segunda-feira), às 19h30, o Hotel Del Fiol sediará a abertura da exposição gratuita “Terra de Paulo Setúbal”, do artista plástico Mingo Jacob, que permanecerá exposta até o dia 15/08, das 9h às 20h. No mesmo dia, quem gosta de música poderá prestigiar, às 20h, no CEU das Artes, a apresentação dos alunos das oficinas de Violão e Canto Coral, ministradas por Magali Ribeiro.

No dia 06/08 (terça-feira), às 14h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” realizará a oficina Pontos MIS “Como dirigir minha primeira cena”. E no dia 07/08 (quarta-feira), às 15h, haverá a apresentação teatral “Carinhosas Lembranças”, da Cia. Exodus Art’s.

Ainda no dia 07/08, às 19h, na Praça Ayrton Senna, será realizada a “Feira da Lua”, que na ocasião, receberá o Projeto Show dos Bairros, que distribuirá brindes e abrirá espaço para apresentações de cantores e duplas.

E no dia 08/08 (quinta-feira), encerrando a Semana “Paulo Setúbal” e abrindo as festividades de aniversário de 193 anos de Tatuí, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” receberá, às 19h30, a apresentação teatral “Carinhosas Lembranças”, da Cia Exodus Art’s.

Compartilhe:

Outras

Notícias

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo