77ª SEMANA PAULO SETÚBAL DARÁ INÍCIO ÀS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DE 193 ANOS DE TATUÍ

Tempo de leitura: 4 minutos Evento terá como tema este ano o discurso de posse do escritor tatuiano na Academia Brasileira de Letras, que completa 85 anos em 2019.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realizará, de 1º a 8 de agosto a “77º Semana Paulo Setúbal”. O evento, criado em 1943, terá como tema este ano o discurso de posse do escritor tatuiano na Academia Brasileira de Letras, que completa 85 anos em 2019, e também dividirá espaço com atrações em celebração aos 193 anos de Tatuí, comemorados no dia 11 de agosto.

A abertura oficial, no dia 01/08 (quinta-feira), acontecerá no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, com o início da exposição “Cenografia do Conservatório de Tatuí”, que apresentará a importância do uso de tal recurso cênico, sob curadoria do cenógrafo Jaime Pinheiro, que está à frente do curso e da produção cenográfica nas diversas produções pedagógicas e artísticas realizadas pelo Conservatório de Tatuí, equipamento da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, gerido pela Abaçaí Cultura e Arte. A exposição, que faz parte das comemorações dos 65 anos do Conservatório de Tatuí e que ficará aberta à visitação até o dia 29 de setembro, terá três atos e contará com a presença do cenógrafo às 10h e às 15h, para um bate-papo com alunos da Rede Municipal de Educação, e às 19h, com a presença de convidados e amigos.

A exposição de fotos figurativas “Mulheres Heroínas Negras”, do Núcleo Afro Feminino (NAF), também fará parte da programação do evento, prestando uma homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, no Centro Cultural de Tatuí. Essa exposição pode ser visitada gratuitamente de 1º a 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 19h às 21h.

Entre os dias 2 e 31 de agosto, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” realizará, de terça-feira a domingo, às 9h30 e às 14h, a exibição do Cinema Pontos MIS, com o filme “Unicórnio”, com classificação indicativa para maiores de 10 anos de idade, narrando a saga de Maria (Bárbara Luz), uma menina que está sentada em um banco, ao lado de seu pai (José Carlos Machado). A conversa deles é que conduz a narrativa do filme, que se passa em uma rústica casa de campo, na qual ela mora com a mãe (Patrícia Pillar), e ambas aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem (Lee Taylor).

De 2 a 10 de agosto, das 10h às 20h, na Praça da Matriz, ocorrerá a tradicional Feira de Artesanato “Capital da Música”, com exposição e venda de belos trabalhos artesanais, como bordados, couro, costuras, esculturas, macramê, rendas, pinturas, patchwork, saboaria, souvenirs e bijuterias, além de outras peças que atraem não só os tatuianos, mas também pessoas de muitas outras cidades. Na Praça de Alimentação, haverá a tradicional feira, com salgados, sucos, acarajé, churros, crepe suíço e uma vasta quantidade de doces artesanais da “Terra do Doce Caseiro”.

No dia 02/08 (sexta-feira), às 19h, no Teatro Procópio Ferreira, será realizada a cerimônia de premiação dos vencedores do “Concurso Paulo Setúbal” e o lançamento do Tabloide 2019. Na ocasião, serão divulgados os nomes dos vencedores do concurso de abrangência municipal, o “18º Concurso Paulo Setúbal – Literatura e Artes Visuais”, e do concurso de abrangência nacional, o “17º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias”. O concurso de abrangência nacional recebeu 544 inscritos, de 102 cidades, de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. O Prêmio Galardão, destinado única e exclusivamente a obras de autores nascidos ou residentes há mais de dois anos em Tatuí, recebeu 42 inscrições, o que comprova a importância da manutenção do Prêmio por parte do município. A cerimônia de premiação terá entrada gratuita, contará com o apoio cultural do Conservatório de Tatuí e da Abaçaí Cultura e Arte, e terá a apresentação do Grupo Seresteiros com Ternura.

O esporte também terá seu espaço garantido nas festividades, com jogos da 7º Copa Craque do Futuro, realizados no dia 03/08 (sábado), a partir das 8h30, nos estádios “Menotti de Campos”, do Jardim Santa Cruz; “Itatibão”, do Clube de Campo, e, “Toca da Coruja”, do Jardim Lírio. Já no dia 04/08 (domingo), às 8h, acontecerá o passeio ciclístico “Circuito das Praças”, com concentração em frente ao Colégio Anglo.

Também no dia 04/08, das 9h às 12h, no SESI, a gastronomia estará em foco com a final da fase local do concurso de culinária “SESI Chef”. E das 9h às 13h, a diversão será garantida na Praça do Carroção, no bairro Valinhos, com a “Rua da Alegria”, do Projeto Sorriso. Haverá muitas brincadeiras, atividades esportivas, gincanas e show com palhaços e personagens infantis, além de apresentações do Paraíso dos Cães, pipoca e algodão doce.

Já no dia 05/08 (segunda-feira), às 19h30, o Hotel Del Fiol sediará a abertura da exposição gratuita “Terra de Paulo Setúbal”, do artista plástico Mingo Jacob, que permanecerá exposta até o dia 15/08, das 9h às 20h. No mesmo dia, quem gosta de música poderá prestigiar, às 20h, no CEU das Artes, a apresentação dos alunos das oficinas de Violão e Canto Coral, ministradas por Magali Ribeiro.

No dia 06/08 (terça-feira), às 14h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” realizará a oficina Pontos MIS “Como dirigir minha primeira cena”. E no dia 07/08 (quarta-feira), às 15h, haverá a apresentação teatral “Carinhosas Lembranças”, da Cia. Exodus Art’s.

Ainda no dia 07/08, às 19h, na Praça Ayrton Senna, será realizada a “Feira da Lua”, que na ocasião, receberá o Projeto Show dos Bairros, que distribuirá brindes e abrirá espaço para apresentações de cantores e duplas.

E no dia 08/08 (quinta-feira), encerrando a Semana “Paulo Setúbal” e abrindo as festividades de aniversário de 193 anos de Tatuí, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” receberá, às 19h30, a apresentação teatral “Carinhosas Lembranças”, da Cia Exodus Art’s.

Imprimir esta postagem Imprimir esta postagem
Traduzir :