Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. PREFEITURA REALIZA PRIMEIRA AÇÃO DA “OPERAÇÃO ACOLHIDA”, PARA AJUDAR PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

PREFEITURA REALIZA PRIMEIRA AÇÃO DA “OPERAÇÃO ACOLHIDA”, PARA AJUDAR PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA

Publicado em:

A manhã desta terça-feira (02/07) foi marcada pela primeira ação da “Operação Acolhida”, promovida pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT) e com a Secretaria Municipal de Saúde. A ação teve o intuito de realizar abordagens sociais, direcionando pessoas em situação de rua no município para abrigos adequados, a fim de receberem alimentação e cuidados com a higiene.

Durante a Operação, 15 pessoas foram abordadas, sendo 13 homens e 2 mulheres, e todos foram convidados a se dirigir até a sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. No local, essas pessoas foram recepcionadas com um café da manhã e, em seguida, tiveram a oportunidade de realizar sua higiene pessoal.

A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizou a identificação das pessoas abordadas, e fez a solicitação da documentação civil de cada uma, encaminhando-as para foto e Cadastro único.

Já a equipe do FUSSTAT promoveu cortes de cabelo e barba, e colocou à disposição das pessoas atendidas diversas roupas, para que elas ficassem à vontade para se trocar, abandonando as vestes velhas e sujas que usavam.

Durante a ação, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou testes rápidos de doenças como HIV, Sífilis e Hepatites B e C em 11 pessoas, das quais 9 tiveram interesse em se vacinar contra doenças como Sarampo, Caxumba, Rubéola e Gripe Influenza.

As pessoas atendidas também receberam atenção por parte dos funcionários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que promoveram um diálogo sobre o alcoolismo e o uso de drogas, e esclareceram as formas de tratamento existentes no município, dissertando acerca do propósito dos serviços de saúde. Dessa forma, foi possível possibilitar a intervenção terapêutica, na perspectiva de evolução contínua, junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE) realizou o cadastro dos currículos, e foi possível identificar que a maioria das pessoas que receberam atendimento possuía experiência profissional comprovada, possibilitando seu encaminhamento para vagas de emprego.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social de Tatuí, Alessandro Bosso, disse que a ação “possibilitou criar condições de acesso à rede de serviços públicos e, gradativamente, construir o processo de saída das ruas e, consequentemente, a reinserção familiar e comunitária”.

Das 15 pessoas atendidas nesta terça-feira, por meio da “Operação Acolhida”, duas não eram de Tatuí. Ambas foram encaminhadas para suas cidades de origem e outras três foram levadas para a Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José.

“As abordagens sociais serão, de agora em diante, uma ação permanente da atual administração. As equipes prosseguirão com o trabalho de identificar pessoas em situação de rua, com o objetivo de encaminhá-las para os serviços socioassistenciais e intersetoriais, garantindo seus direitos básicos de cidadãos”, informou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso.

Nos próximos dias, também haverá a fixação de faixas pela cidade, orientando a população a não dar esmolas, devido ao fato de que, muitas vezes, o dinheiro doado pelos munícipes é utilizado na compra de bebidas alcoólicas e drogas, o que estimula o vício e acarreta na permanência dessas pessoas nas ruas, colocando em risco sua saúde e dificultando o trabalho das equipes da Assistência Social.

Como ajudar – Quem se deparar com pessoas pedindo esmolas pelas ruas de Tatuí, pode procurar a equipe do CREAS, que está situado na Rua 13 de Fevereiro, nº 396, Centro. Também é possível entrar em contato via telefone (15) 3259-0704. Tanto o atendimento presencial quanto por telefone é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Durante à noite, especialmente neste período de inverno, quem encontrar pessoas em situação de rua, em busca de abrigo, deve entrar em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), ligando para o número 199, que funciona 24 horas.

Quem preferir, também pode entrar em contato o serviço de Busca Ativa, da Casa de Apoio ao Irmão de Rua São José, através do telefone (15) 3305-3895. O serviço está à disposição da população até às 23h.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo