1º ENCONTRO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL REÚNE 400 EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA PREFEITURA DE TATUÍ

Educadores tiveram a oportunidade de se instrumentalizar, de forma prático-reflexiva, sobre os fundamentos e as possibilidades do "Cuidar, Educar e Brincar" junto às cerca de 3 mil crianças das creches municipais de Tatuí.

Cerca de 400 educadores, incluindo monitores de creches, diretoras de escolas infantis, coordenadoras pedagógicas e supervisoras da Rede Municipal de Educação Infantil da Prefeitura de Tatuí, participaram do 1º Encontro Municipal da Educação Infantil de Tatuí, que foi realizado na manhã do último sábado (29/06), no auditório da Fatec Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.

O encontro também contou com a presença da prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo; do vice-diretor da Fatec, Anderson Souza; do secretário de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Junior; da professora Dra. Carla Barreto, da Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara); de Fabiana Grechi, representando a Educresce; e de Helô Borges, da Justiça Restaurativa de Tatuí, representando o juiz Dr. Marcelo Nalesso Salmaso.

Com o tema “Cuidar, Educar e Brincar” – ações que são os eixos norteadores das práticas nas Instituições de Educação Infantil, que atendem crianças de zero a cinco anos de idade -, o encontro teve início às 7h30, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura, às 8h, e de oficinas pedagógicas, que ocorreram das 8h30 às 13h30, com um intervalo entre 10h30 e 11h.

Os profissionais da Educação presentes no encontro assistiram às oficinas: “Experimentações: Já Brincou Hoje?”, ministrada pela Prof.º Dra. Suselaine A. Zaniolo Mascioli; “Concepções e Práticas de Educadores na Educação Infantil”, ministrada por érica C. Romano Zanquim, mestre em Educação Escolar; “Jogos e Brincadeiras”, ministrada pelo Prof. Dr. Maurício Mendes Belmonte; e “Consciência Corporal”, ministrada por Roberta Maziero, mestre em Educação Escolar. Os professores que ministraram as oficinas integram o Grupo de Pesquisa Educação Infantil (GPEI): Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional em Contextos Integrados, da Unesp de Araraquara, coordenado pela Professora Maristela Angotti.

Através desse encontro, os educadores tiveram a oportunidade de se instrumentalizar, de forma prático-reflexiva, sobre os fundamentos e as possibilidades do “Cuidar, Educar e Brincar” junto às cerca de 3 mil crianças das creches municipais de Tatuí.

De acordo com a supervisora da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Tatuí, Angela Roarelli, a motivação para a realização do encontro resulta nas observações diárias realizadas pelas equipes de coordenação e supervisão da Secretaria, diante da urgência das necessidades formativas específicas para os profissionais da Educação Infantil, que atuam desde a formação inicial até a oferta de formação continuada como prática a ser garantida pelas redes de ensino. “A iniciativa visa fomentar a criação de um espaço para diálogo e trocas de experiências entre pares, construção coletiva do conhecimento e métodos através de processos reflexivos, promovendo a apropriação, pertencimento e valorização profissional”, destaca Angela.

Ela ainda acrescenta que, se tratando de Educação Infantil, é necessário avaliar o período vivido, quais crianças estão nas escolas, e pensar em propostas curriculares que considerem a realidade da criança contemporânea. Tudo isso para proporcionar uma educação de qualidade voltada às crianças, que expressam no espaço escolar sua autonomia e protagonismo, de forma ativa, criativa, brincando para aprender, nas relações e interações entre crianças e adultos.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Veja também:

Skip to content