3. Educação
  5. 1º ENCONTRO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL REÚNE 400 EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA…

1º ENCONTRO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL REÚNE 400 EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA PREFEITURA DE TATUÍ

Educadores tiveram a oportunidade de se instrumentalizar, de forma prático-reflexiva, sobre os fundamentos e as possibilidades do “Cuidar, Educar e Brincar” junto às cerca de 3 mil crianças das creches municipais de Tatuí.

Cerca de 400 educadores, incluindo monitores de creches, diretoras de escolas infantis, coordenadoras pedagógicas e supervisoras da Rede Municipal de Educação Infantil da Prefeitura de Tatuí, participaram do 1º Encontro Municipal da Educação Infantil de Tatuí, que foi realizado na manhã do último sábado (29/06), no auditório da Fatec Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.

O encontro também contou com a presença da prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo; do vice-diretor da Fatec, Anderson Souza; do secretário de Educação, professor Miguel Lopes Cardoso Junior; da professora Dra. Carla Barreto, da Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara); de Fabiana Grechi, representando a Educresce; e de Helô Borges, da Justiça Restaurativa de Tatuí, representando o juiz Dr. Marcelo Nalesso Salmaso.

Com o tema “Cuidar, Educar e Brincar” – ações que são os eixos norteadores das práticas nas Instituições de Educação Infantil, que atendem crianças de zero a cinco anos de idade -, o encontro teve início às 7h30, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura, às 8h, e de oficinas pedagógicas, que ocorreram das 8h30 às 13h30, com um intervalo entre 10h30 e 11h.

Os profissionais da Educação presentes no encontro assistiram às oficinas: “Experimentações: Já Brincou Hoje?”, ministrada pela Prof.º Dra. Suselaine A. Zaniolo Mascioli; “Concepções e Práticas de Educadores na Educação Infantil”, ministrada por érica C. Romano Zanquim, mestre em Educação Escolar; “Jogos e Brincadeiras”, ministrada pelo Prof. Dr. Maurício Mendes Belmonte; e “Consciência Corporal”, ministrada por Roberta Maziero, mestre em Educação Escolar. Os professores que ministraram as oficinas integram o Grupo de Pesquisa Educação Infantil (GPEI): Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional em Contextos Integrados, da Unesp de Araraquara, coordenado pela Professora Maristela Angotti.

Através desse encontro, os educadores tiveram a oportunidade de se instrumentalizar, de forma prático-reflexiva, sobre os fundamentos e as possibilidades do “Cuidar, Educar e Brincar” junto às cerca de 3 mil crianças das creches municipais de Tatuí.

De acordo com a supervisora da Educação Infantil da Secretaria de Educação de Tatuí, Angela Roarelli, a motivação para a realização do encontro resulta nas observações diárias realizadas pelas equipes de coordenação e supervisão da Secretaria, diante da urgência das necessidades formativas específicas para os profissionais da Educação Infantil, que atuam desde a formação inicial até a oferta de formação continuada como prática a ser garantida pelas redes de ensino. “A iniciativa visa fomentar a criação de um espaço para diálogo e trocas de experiências entre pares, construção coletiva do conhecimento e métodos através de processos reflexivos, promovendo a apropriação, pertencimento e valorização profissional”, destaca Angela.

Ela ainda acrescenta que, se tratando de Educação Infantil, é necessário avaliar o período vivido, quais crianças estão nas escolas, e pensar em propostas curriculares que considerem a realidade da criança contemporânea. Tudo isso para proporcionar uma educação de qualidade voltada às crianças, que expressam no espaço escolar sua autonomia e protagonismo, de forma ativa, criativa, brincando para aprender, nas relações e interações entre crianças e adultos.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.