3. Agricultura e Meio Ambiente
  5. ENCERRAMENTO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM TATUÍ É MARCADO PELO PLANTIO DE 200 MUDAS…

ENCERRAMENTO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM TATUÍ É MARCADO PELO PLANTIO DE 200 MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS

Plantio aconteceu em uma área no bairro Jardim Wanderley, próximo à praça Mário Cóscia e ao Ribeirão do Manduca.

Com cinco dias de atividades diversas sobre a importância da preservação da biodiversidade, da água, dos resíduos sólidos, da arborização urbana e da educação ambiental, a “Semana do Meio Ambiente”, promovida pela Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi encerrada na última sexta-feira (07/06) com o plantio de 200 mudas de árvores nativas.

A ação aconteceu em uma área no bairro Jardim Wanderley, próximo à praça Mário Cóscia e ao Ribeirão do Manduca, com o objetivo de preservar a natureza e melhorar a arborização do município. Foram plantadas mudas das espécies nativas Mulungu, Pau Ferro, Sibipiruna, Ingá, Castanha do Maranhão, Pau Viola, Ipê, Pau Brasil, Pimenteira, Jatobá, Goiabeira, Pau Vidro, Aroeira Salsa, Paineira, Farinha Seca, Canela, Saguarigi, Dedaleiro, Oiti, Uvaia e outras.

Estiveram presentes no plantio a prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi; o secretário de Obras e Infraestrutura, Marco Luis Rezende; o diretor de Meio Ambiente, José Maurício Del Fiol; o representante da Unidade de Pesquisa de Tatuí (UPT), a antiga Estação Experimental, Marcelo Ticelli; além de funcionários da Prefeitura.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, José Maurício Del Fiol, a área escolhida para o plantio necessitava de arborização urbana, por apresentar pouca cobertura arbórea. “Ela também é uma área que fica próxima ao Ribeirão do Manduca, e essas árvores ajudarão a proteger o Ribeirão”, explicou o diretor.

Semana do Meio Ambiente – Entre os dias 3 e 7 de junho, diversas atividades acontecerem em Tatuí, como palestras, visitas monitoradas e plantio de mudas.

Na abertura da Semana do Meio Ambiente (03/06) aconteceu a palestra “Legislação Ambiental e a Preservação da Biodiversidade”, ministrada pela Polícia Ambiental, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), destinada para professores e estudantes dos ensinos Médio, Técnico e Superior. Os palestrantes explicaram o trabalho da Polícia Ambiental em Tatuí e as leis vigentes atualmente, no que diz respeito à preservação da biodiversidade. No mesmo, o Setor de Educação Ambiental da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ministrou a palestra “A Realidade dos Resíduos Sólidos em Tatuí”, na sede da Yazaki de Tatuí.

No dia 04/06, alunos da Rede Municipal de Ensino visitaram a Estação de Tratamento de água (ETA), da Sabesp de Tatuí e, na sede da Ford de Tatuí, a equipe do Setor de Educação Ambiental realizou a palestra “A Realidade dos Resíduos em Tatuí”.

No “Dia Mundial do Meio Ambiente” (05/06), aconteceu um passeio com trilha ecológica na Estação Experimental de Tatuí para os alunos da Rede Municipal de Ensino.

Na quinta-feira (06/06), na Sala de Reuniões do Paço Municipal, a prefeita Maria José Vieira de Camargo entregou o “Selo de Excelência em Educação Ambiental” para as escolas da Secretaria de Educação da Prefeitura de Tatuí: EMEF “Professor Mauro Antônio Mendes Fiusa”, EMEF “Prof. José Galvão Sobrinho” e EMEF “Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”. O Selo de Excelência em Educação Ambiental é destinado para as escolas que solicitaram os treinamentos e as palestras do Setor de Educação Ambiental do Departamento Municipal de Meio Ambiente para todos os alunos da escola. Os temas foram escolhidos pelas próprias escolas, a partir de um “cardápio” de educação ambiental oferecido pelo Setor, que incluía as temáticas: água, biodiversidade, arborização e resíduos. No mesmo dia, os alunos da EMEF “Prof.º Eunice Pereira de Camargo” também assistirão à palestra “A Realidade dos Resíduos Sólidos em Tatuí”, ministrada pela equipe do Setor de Educação Ambiental.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL LOCALIZA, NO MESMO BAIRRO, DOIS VEÍCULOS QUE HAVIAM SIDO FURTADOS DA REGIÃO CENTRAL DE TATUÍ

Os dois veículos modelo Fiat Uno foram produtos de furto nos dias 13 e 14 de março (quarta e quinta-feira, respectivamente).

NO MÊS DA MULHERES, BANDA “RUBY WOO” É A PRIMEIRA A SE APRESENTAR NA TEMPORADA 2024 DO PROJETO “MÚSICA NA PRAÇA”

Formada por quatro mulheres, a banda “Ruby Woo” estará no Coreto da Praça da Matriz neste sábado (23/3), às 11h.

SISTEMA DE DRENAGEM DA BACIA DA TERCEIRA IDADE É ENTREGUE

Foram construídas 36 novas bocas de lobo, estrategicamente posicionadas para a captação eficiente das águas, garantindo assim o escoamento adequado e a prevenção de alagamentos.