REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA PREFEITURA REALIZA PALESTRA PARA ALUNOS DA E. E. “PROFª. ALTINA MAYNARDES ARAÚJO”

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), pertencente a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, realizou, na manhã desta terça-feira (28/05), uma palestra com o tema “Sexualidade na Adolescência”. Ministrada pelo psicólogo e diretor da RAPS, Janderson Mendes Miranda Martins, a roda de conversa foi para os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental e dos 1º e 2º anos do Ensino Médio da Escola Estadual “Profº. Altina Maynardes Araújo”.

A palestra aconteceu a convite da vice-diretora da escola, Simone Almeida, e foi assistida por cerca de 100 alunos. O objetivo foi tirar dúvidas e esclarecer aos alunos informações importantes sobre doenças sexualmente transmissíveis e outros temas da sexualidade.

Segundo a vice-diretora, “a palestra aconteceu devido à necessidade de se discutir com os alunos temas voltados à sexualidade, que muitas vezes não são abordados na casa dos alunos e nem mesmo na escola, durante as aulas”.

Ainda de acordo com Simone, a escola recebe palestras quase toda semana. Com o psicólogo Janderson Martins foi a primeira, mas a escola já está planejando agendar uma nova palestra para a próxima semana, para os alunos dos 3º anos do Ensino Médio.

O psicólogo Janderson disse que a importância de momentos como este é “garantir que haja uma oportunidade para falar sobre dúvidas e esclarecimentos referentes ao desenvolvimento da sexualidade”. Ele contou ainda que a iniciativa de realizar essa palestra na escola surgiu após uma mestranda ter feito um trabalho de conscientização sexual, e a direção, sentindo a necessidade de aprofundar nesse assunto com os alunos, solicitou a realização da palestra.

Nesta terça-feira, os alunos escreveram perguntas previamente, que foram respondidas no decorrer da palestra. De acordo com o psicólogo, dentre os assuntos abordados estavam o uso e a eficiência de preservativos e distúrbios sexuais.

A palestra contou com o apoio da secretária interina de Saúde da Prefeitura de Tatuí, Kátia de Campos Abuchaim, que considera muito importante esse tipo de interação com os jovens, conscientizando sobre assuntos como drogas, saúde mental, social e sexualidade, e que por esse motivo permitiu com que o psicólogo Janderson Martins ministrasse a palestra.

Segundo Janderson, que também faz aconselhamentos sobre planejamento familiar, há 4 anos, a Escola Estadual “Prof.º Altina Maynardes Araújo” tinha um alto índice de jovens grávidas, e hoje, por intermédio das campanhas de conscientização, esse número baixou para 1 jovem grávida.