3. Saúde
  5. REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA PREFEITURA REALIZA PALESTRA PARA ALUNOS DA E. E. “PROFª. ALTINA…

REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DA PREFEITURA REALIZA PALESTRA PARA ALUNOS DA E. E. “PROFª. ALTINA MAYNARDES ARAÚJO”

A palestra foi assistida por cerca de 100 alunos. Objetivo foi tirar dúvidas e esclarecer aos alunos informações importantes sobre doenças sexualmente transmissíveis.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), pertencente a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, realizou, na manhã desta terça-feira (28/05), uma palestra com o tema “Sexualidade na Adolescência”. Ministrada pelo psicólogo e diretor da RAPS, Janderson Mendes Miranda Martins, a roda de conversa foi para os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental e dos 1º e 2º anos do Ensino Médio da Escola Estadual “Profº. Altina Maynardes Araújo”.

A palestra aconteceu a convite da vice-diretora da escola, Simone Almeida, e foi assistida por cerca de 100 alunos. O objetivo foi tirar dúvidas e esclarecer aos alunos informações importantes sobre doenças sexualmente transmissíveis e outros temas da sexualidade.

Segundo a vice-diretora, “a palestra aconteceu devido à necessidade de se discutir com os alunos temas voltados à sexualidade, que muitas vezes não são abordados na casa dos alunos e nem mesmo na escola, durante as aulas”.

Ainda de acordo com Simone, a escola recebe palestras quase toda semana. Com o psicólogo Janderson Martins foi a primeira, mas a escola já está planejando agendar uma nova palestra para a próxima semana, para os alunos dos 3º anos do Ensino Médio.

O psicólogo Janderson disse que a importância de momentos como este é “garantir que haja uma oportunidade para falar sobre dúvidas e esclarecimentos referentes ao desenvolvimento da sexualidade”. Ele contou ainda que a iniciativa de realizar essa palestra na escola surgiu após uma mestranda ter feito um trabalho de conscientização sexual, e a direção, sentindo a necessidade de aprofundar nesse assunto com os alunos, solicitou a realização da palestra.

Nesta terça-feira, os alunos escreveram perguntas previamente, que foram respondidas no decorrer da palestra. De acordo com o psicólogo, dentre os assuntos abordados estavam o uso e a eficiência de preservativos e distúrbios sexuais.

A palestra contou com o apoio da secretária interina de Saúde da Prefeitura de Tatuí, Kátia de Campos Abuchaim, que considera muito importante esse tipo de interação com os jovens, conscientizando sobre assuntos como drogas, saúde mental, social e sexualidade, e que por esse motivo permitiu com que o psicólogo Janderson Martins ministrasse a palestra.

Segundo Janderson, que também faz aconselhamentos sobre planejamento familiar, há 4 anos, a Escola Estadual “Prof.º Altina Maynardes Araújo” tinha um alto índice de jovens grávidas, e hoje, por intermédio das campanhas de conscientização, esse número baixou para 1 jovem grávida.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.