A prefeita Maria José Vieira de Camargo participou nesta quarta-feira (22/05), da assinatura de uma importante parceria do Conservatório de Tatuí com o projeto “Orquestrando o Brasil”. A cerimônia de oficialização dessa parceria aconteceu no Teatro Procópio Ferreira, com a presença do maestro João Carlos Martins e diretores da Abaçai Arte e Cultura, OSC (Organização Social de Cultura) que administra a escola de música tatuiana.
A parceria envolve diversas ações, como o fornecimento de conteúdo pedagógico e artístico do Conservatório de Tatuí; divulgação da Agenda Cultural do Conservatório por parte do “Orquestrando o Brasil”; realização conjunta de master classes, seminários, concertos e outras atividades compartilhadas; além do intercâmbio de solistas e outros convidados entre as orquestras integrantes do “Orquestrando o Brasil” e os grupos artísticos e pedagógicos mantidos pelo Conservatório.
O maestro João Carlos Martins disse que vincular o projeto “Orquestrando o Brasil” ao Conservatório, uma das mais renomadas escolas de música da América Latina, é possibilitar o acesso de milhares de músicos participantes do projeto à excelência de uma das mais sérias e bem-sucedidas ações no setor cultural do país. “A parceria significa mais um passo do Orquestrando o Brasil, que fornecerá também, a partir de agora, um conteúdo técnico e a oportunidade de acesso a professores e profissionais reconhecidos internacionalmente, visto que os principais músicos da atualidade tiveram formação no Conservatório de Tatuí”, salienta.
Atualmente, com cerca de dois mil alunos, o Conservatório de Tatuí disponibiliza gratuitamente aulas de música clássica, luteria, regência, MPB/Jazz, choro, música raiz, artes cênicas e educação musical. Além do ensino de alta qualidade, mantém 30 grupos pedagógicos e artísticos, como orquestras, bandas, big bands, Cia. de Teatro, e ainda dezenas de grupos de música de câmara, com as mais variadas formações.
Citações – No evento, o maestro João Carlos Martins fez uma deferência especial aos maestros José Coelho de Almeida e Antonio Carlos Neves Campos, ex-diretores do Conservatório de Tatuí. “O Conservatório viveu bons e maus momentos em sua história. Dois momentos foram bastante positivos vivenciados pela direção dos maestros Coelho e do Neves”, citou o músico.