3. Assistência e Desenvolvimento Social
  5. TATUÍ LANÇA CARTILHA COM PROTOCOLO DE ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

Na noite de terça-feira (14/05), a Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou o lançamento da cartilha com o Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual no município.

O evento foi parte da Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Ele aconteceu no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí, e contou com a presença de, aproximadamente, 350 pessoas, entre elas representantes de OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e do governo, onde destacaram-se as seguintes autoridades: a prefeita Maria José Vieira de Camargo; o vereador e presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu; o juiz da Vara da Infância e Juventude e coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa, Marcelo Nalesso Salmaso; o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso; o secretário de Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Bertolacini Batista; o presidente do Conselho Tutelar, Rodrigo Edval Batista; e a assistente social do Conservatório de Tatuí, Lucilene Pedrina Pereira, representando o diretor executivo da instituição Ary Araújo Júnior.

A cartilha de Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual em Tatuí apresenta um fluxo municipal com o intuito de agilizar e padronizar os procedimentos, evitar a revitimização da criança/adolescente, oferecer adequada acolhida à vítima e sua família e proporcionar encaminhamentos eficazes aos serviços da rede intersetorial.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cláudio Bertolacini Batista, o protocolo é fruto de um trabalho coletivo, entre setor público e sociedade civil, através de uma comissão instituída pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tatuí (CMDCA). “Todos tiveram participação e é necessário que todos se empenhem para que tudo dê certo”, enaltece Cláudio.

Na cartilha também constam explicações sobre as diversas formas de violência (física, psicológica, institucional e sexual); a diferença entre suspeita e indício; o que fazer diante de uma possível situação de abuso sexual; o papel de cada órgão da rede intersetorial, como: Saúde, Assistência Social e Educação, para fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente; além dos contatos (telefone, endereço e horário de funcionamento) de toda a Rede envolvida.

Outro evento referente à Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes” acontecerá neste sábado (18/05), Dia Nacional de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Será a Caminhada de Mobilização “Proteção Exige Ação”, pelas ruas centrais da cidade, com saída às 9h, da Praça Olívia Junqueira (chafariz da Avenida das Mangueiras), seguindo até a Praça da Matriz.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.