3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. INSTALAÇÃO ARTÍSTICA “ÉRAMOS CINCO MILHÕES” PERMANECE EM CARTAZ NO MUSEU

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA “ÉRAMOS CINCO MILHÕES” PERMANECE EM CARTAZ NO MUSEU

Entrada para a exposição é gratuita.

O Museu Histórico "Paulo Setúbal", equipamento cultural da Prefeitura de Tatuí, está expondo até o último dia desse mês (28/02) a instalação artística "éramos Cinco Milhões", de Danilo Roberto. A mostra é apresentada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, contemplada pelo Edital ProAC Artes Visuais 16/2018 – Obras e Exposições.

O objetivo da exposição é dialogar sobre o violento processo de tráfico de pessoas negras de diversas regiões da áfrica, sua consequente desterritorialização e as reverberações individuais e sociais desse processo. Ela traz uma provocação visual e questionamentos acerca da questão racial no País.

A obra consiste em 500 balões sobrepostos de diferentes tamanhos nas cores marrom e preto, ligados por barbantes e amarrados a uma corrente de metal. Ela explicita todo o processo de deterioração dos balões. Na parede está pichado o título da exposição "éramos Cinco Milhões", que ficará cada vez mais visível à medida que os balões forem se esvaziando.

Neste domingo (24/02), às 14h, ocorrerá a ação poética "Recomeçar", para maiores de 16 anos de idade, que irá debater o tema e complementar com tinta a pichação na parede do espaço expositivo, a partir da pergunta: o que somos hoje além dos cinco milhões que éramos? A frase "éramos Cinco Milhões" alude à quantidade de negros estimada que veio escravizada para o Brasil, desde o descobrimento até a abolição, e a instalação que se propôs a discutir esse processo ao longo do mês de fevereiro já vai estar deteriorada e poderá ser destruída pelos participantes, em uma modificação da obra.

A visitação é gratuita até a próxima semana, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico "Paulo Setúbal", situado na Praça Manoel Guedes, nº 98. Mais informações e agendamentos pelo telefone (15) 3251-4969.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.