Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. INSTALAÇÃO ARTÍSTICA “ÉRAMOS CINCO MILHÕES” É A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DE 2019 NO MUSEU PAULO SETÚBAL

INSTALAÇÃO ARTÍSTICA “ÉRAMOS CINCO MILHÕES” É A PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DE 2019 NO MUSEU PAULO SETÚBAL

Publicado em:

Projeto também prevê duas ações poéticas.

A Prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, realizará na próxima terça-feira (29/01), às 19h, a abertura da Instalação Artística “éramos Cinco Milhões”, de Danilo Roberto, apresentada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, contemplada pelo Edital ProAC Artes Visuais 16/2018 – Obras e Exposições. Essa será a primeira exposição de 2019 no Museu.

A instalação consiste em 500 balões sobrepostos de diferentes tamanhos nas cores marrom e preto, ligados por barbantes e amarrados a uma corrente de metal. Ela ficará no espaço até o dia 28 de fevereiro e explicita todo o processo de deterioração dos balões. Na parede estará pichado o título da exposição "éramos Cinco Milhões", que ficará cada vez mais visível à medida que os balões forem se esvaziando.

A obra pretende dialogar sobre o violento processo de tráfico de pessoas negras de diversas regiões da áfrica, sua consequente desterritorialização e as reverberações individuais e sociais desse processo. Ela traz uma provocação visual e questionamentos acerca da questão racial no País.

O projeto também prevê duas ações poéticas, ambas para maiores de 16 anos de idade, sendo uma no dia da inauguração e outra no dia 18 de fevereiro.

A primeira ação, "Cartas para Ninguém", ocorrerá no dia 29/01, às 14h, e consistirá em um convite para a escrita de cartas que deverão ser amarradas em balões carregados com gás hélio e que, em um movimento coletivo, serão soltos no espaço público. Essa ação é aberta para maiores de 16 anos de idade e limitada a 30 pessoas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail casadecronistas@gmail.com.

A segunda ação, "Recomeçar", será no dia 18/02, às 14h, e consistirá em debater o tema e complementar com tinta a pichação na parede do espaço expositivo, a partir da pergunta: o que somos hoje além dos cinco milhões que éramos? A frase "éramos Cinco Milhões" alude à quantidade de negros estimada que veio escravizada para o Brasil, desde o descobrimento até a abolição, e a instalação que se propôs a discutir esse processo ao longo do mês de fevereiro já vai estar deteriorada e poderá ser destruída pelos participantes, em uma modificação da obra.

A visitação será gratuita entre os dias 29/01 e 28/02, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, situado na Praça Manoel Guedes, nº 98. Mais informações e agendamentos pelo telefone (15) 3251-4969.

Compartilhe:

Outras

Notícias

DENGUE: TRANSMISSÃO DIMINUI, MAS CONTROLE E ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS DO MOSQUITO DEVEM SER INTENSIFICADOS

Entre os dias 20 de junho e 17 de julho, o município registrou 61 casos confirmados de Dengue, sendo 59 autóctones e 2 importados.

82ª SEMANA PAULO SETÚBAL TEM DIVERSAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS E CULTURAIS FOCADAS NA POESIA “A VILA”, DO ESCRITOR TATUIANO

A programação acontece de 1º a 9 de agosto.

QUATRO FLAGRANTES DE TRÁFICO DE DROGAS ESTÃO ENTRE AS OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELA GCM NA ÚLTIMA SEMANA EM TATUÍ

No total, foram apreendidas 135 porções de entorpecentes, sendo 108 porções de cocaína, 14 porções de skank e 13 porções de maconha.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo