3. Saúde
  5. TATUÍ TERÁ PROGRAMAÇÃO COM VÁRIAS ATIVIDADES DA CAMPANHA “JANEIRO BRANCO”

TATUÍ TERÁ PROGRAMAÇÃO COM VÁRIAS ATIVIDADES DA CAMPANHA “JANEIRO BRANCO”

Dinâmicas comunitárias farão parte das ações de Conscientização.

"Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida". Com esse slogan, a Campanha Janeiro Branco, que está em sua 6º edição, tem o intuito de mobilizar a sociedade em favor da Saúde Mental e Emocional com ações que serão realizadas em várias cidades do Brasil ao longo do mês de janeiro.

E, em Tatuí, não vai ser diferente. A Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Saúde e de Trabalho e Desenvolvimento Social, programou diversas atividades, que serão focadas em três pilares: Informação, Saúde e Conscientização.

Com relação a Informação será disponibilizado para a população um circuito de palestras. A palestra "O que envolve a saúde mental? Ampliando percepções de si, para também perceber o outro" será ministrada em quatro datas e locais diferentes: dia 15/01, terça-feira, às 14h, no CRAS Central; dia 25/01, sexta-feira, às 14h, no CRAS Sul; dia 28/01, segunda-feira, às 14h, no CRAS Norte; e dia 31/01, quinta-feira, às 14h, no CRAS Leste. Outro assunto abordado será "Quem cuida da mente, cuida da vida – Você cuida da sua saúde mental?, com duas datas distintas: dia 24/01, quinta-feira, às 14h, na ESF CDHU; e dia 31/01, quinta-feira, às 10h, na ESF Santa Rita. Já a palestra "As dimensões entre a saúde mental – Promoção e prevenção", será realizada no dia 25/01, sexta-feira, às 9h, na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Uma ação interna da Saúde será feita com atendimento para triagem e matriciamento da demanda na Unidade Básica de Saúde "Dr. Aniz Boneder", a UBS Central, entre os dias 21 e 25 de janeiro.

Dinâmicas comunitárias farão parte das ações de Conscientização. No dia 23/01, quarta-feira, às 9h e às 14h, haverá uma dinâmica breve com os pacientes do Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEMEM). E, no dia 24/01, quinta-feira, das 9h às 10h, terá ginástica laboral na Praça da Matriz, com a participação do Projeto Caminhada Municipal e Setor de Corrida e Atletismo.

A campanha – Estudos apresentados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e Ministério da Saúde indicam que o Brasil teve um crescimento das problemáticas relativas à Saúde Mental/Saúde Emocional. São altos os índices de violência (em domicílios, no trânsito ou em escolas), de criminalidade, de suicídios, de alcoolismo, de drogas, de depressão, de ansiedade, de preconceitos e de outros sintomas relativos a estilos de vida adoecidos e que colocam em risco o equilíbrio mental, comportamental, espiritual e emocional dos indivíduos e das instituições sociais.

O idealizador da Campanha "Janeiro Branco", psicólogo Leonardo Abrahão, explica que apesar da evidente necessidade de se colocar o assunto em pauta, muito pouco ainda se discute a respeito. "Pretendemos difundir um conceito ampliado de Saúde Mental/Saúde Emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade. Escolhemos o mês de janeiro para a mobilização pois, em termos culturais e simbólicos, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e, a cor branca, pois, como em uma tela em branco, queremos incentivá-las a desenhar novas possibilidades em suas vidas", pontua Abrahão.

A campanha convida todos os cidadãos e profissionais das diversas áreas do conhecimento humano a se questionarem: como posso usar o que sei a favor da Saúde Mental/Saúde Emocional dos indivíduos? Como podemos favorecer a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, bem como o equilíbrio emocional, o sentido existencial e a harmonia social em todos os tipos de relações interpessoais que ocorrem em nossas vidas?

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.