3. Saúde
  5. CAMPANHA “FIQUE SABENDO” REALIZA 96 TESTES RÁPIDOS DE HIV E SÍFILIS NA PRAÇA DA MATRIZ

Testes foram realizados na Praça da Matriz.

No último sábado (01/12) – Dia Mundial de Luta contra a AIDS -, o Ambulatório de Infectologia CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e a Vigilância Epidemiológica, pertencentes a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, promoveram, na Praça da Matriz, o lançamento da Campanha "Fique Sabendo", que tem por objetivo incentivar a realização dos testes de HIV e Sífilis entre as pessoas sexualmente ativas.

Foram realizados, entre as 9h e as 13h, 96 testes rápidos de HIV e Sífilis, onde 6 foram reagentes para Sífilis e 1 reagente para HIV. "Os pacientes foram encaminhados para a realização de exames complementares e para o devido tratamento", explica a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Aline Tochinski de Camargo. Esses testes são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, que permitem que, em apenas meia hora, o paciente conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.

A Campanha "Fique Sabendo" continua nesta semana, até o dia 07/12. Os testes rápidos poderão ser feitos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município e no Ambulatório de Infectologia. Nas Unidades de Saúde o horário é de segunda a sexta-feira, sendo: das 8h às 16h no Jardim Gonzaga; das 8h às 13h nas unidades rurais Congonhal, Mirandas, Americana e Enxovia; das 8h às 17h no Jardim Santa Rita de Cássia, Rosa Garcia, Santa Luzia, CDHU, Tóquio e Vila Angélica; e das 8h às 18h nas demais Unidades de Saúde. No Ambulatório de Infectologia o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, dependendo da escala de atendimento em vigor.

Outras duas ações extras acontecerão, sendo: na quarta-feira (05/12), das 13h às 15h, no Clube Renascer e na sexta-feira (07/12), das 8h às 10h, no Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEMEM) da Prefeitura de Tatuí.

Organizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e Programa Estadual CRT – Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, a Campanha, além do incentivo à testagem, visa informar a população sobre as formas de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, identificar e encaminhar as pessoas infectadas com HIV aos serviços especializados.

Mais informações sobre a Campanha podem ser adquiridas no Ambulatório de Infectologia de Tatuí, situado na Travessa Monsenhor Magaldi, nº 296, Centro, próximo a Maternidade, telefone (15) 3259-1564.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.