3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. AGENDA CULTURAL DE 2019 EM TATUÍ É DEFINIDA NA 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Secretário estadual da Cultura, Romildo Campello, participou da 4ª Conferência Municipal de Cultura.

Na quinta-feira (29/11), a Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, realizou, no Teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados "Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires", o CEU das Artes, a 4º Conferência Municipal de Cultura, que desenvolveu seus trabalhos focando nas diretrizes da política cultural e deliberando sobre o Empreendedorismo Cultural e a realização das ações para o ano de 2019.

O evento contou com a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo; do secretário de Estado da Cultura, Romildo Campelo, que apresentou a palestra tema da Conferência; do secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli; do diretor executivo do Conservatório de Tatuí, regido pela Abaçaí Cultura e Arte, Ary Araújo Júnior; e do presidente do Conselho de Políticas Culturais de Tatuí, Luís Antônio Galhego Fernandes.

A palestra do secretário de Estado da Cultura, Romildo Campelo, apresentou diversas ferramentas que permitem os produtores culturais e artistas utilizar para desenvolver o trabalho artístico em sua área de atuação. Exibiu a plataforma colaborativa "SP Estado da Cultura", uma ferramenta de mapeamento que facilita a divulgação e a transparência das iniciativas culturais que acontecem no território paulista.

Já o diretor municipal de Cultura, Rogério Vianna, apresentou a agenda cultural para o próximo ano (2019), onde produtores culturais e artistas poderão usufruir dessa programação para apresentar seus trabalhos.

Dentre as diversas parcerias, a Agenda Municipal destaca: de janeiro a dezembro – exposições temporárias do Museu Histórico "Paulo Setúbal", que permitem que diversos segmentos culturais tenham um espaço adequado para apresentar seus trabalhos; de fevereiro a novembro – exposições temporárias na sala de exposições do Centro Cultural e Piquenique Literário, atividade mensal para toda a família, na Biblioteca Municipal; de março a dezembro -atividades do PONTOS MIS, em parceria com o Museu da Imagem e do Som, que garantirão uma programação ativa no Museu Histórico "Paulo Setúbal", com exibições de filmes e oficinas; de março a novembro – acontecerámensalmente, no Museu Histórico "Paulo Setúbal", a Noite da Seresta, que salvaguarda a memória de ilustres tatuianos que são homenageados; de 16 de março a 30 de novembro – Projeto "Música na Praça", atividade que promove o bem cultural de Tatuí, a Música; e de abril a junho – Concurso Paulo Setúbal, de abrangência municipal e nacional.

Atividades mensais do Município – Em fevereiro e março, acontecerá o Esquenta de Carnaval, na Praça da Matriz, a abertura do Carnaval 2019 e a Exposição dos Antigos Carnavais. Em abril será a abertura do Concurso Paulo Setúbal e a Semana da Literatura Infanto-Juvenil. Em maio terá o Dia Municipal da Literatura Tatuiana e a 17º Semana Nacional de Museus. Em junho, o encerramento das inscrições do Concurso Paulo Setúbal e o Arraial no Museu. Em julho acontecerá o Festival Capital Da Música "Maestro Antônio Carlos Neves Campos", da 7º Feira do Doce, e as Férias no Museu. Em agosto será a vez da 77º Semana Paulo Setúbal, da Cerimônia de Entrega de Premiação do Concurso Paulo Setúbal e do 194º Aniversário de Tatuí. Em setembro terá a 13º Primavera nos Museus. Em outubro o Dia das Crianças no Museu. Em novembro acontecerá o 3º Tatuí Consciente (Consciência Negra e Sonhar Mundos), a 2º Virada Inclusiva, a Mostra Municipal de Dança e o encerramento da Temporada 2019 do Música na Praça. E, em dezembro, teremos o Natal 2019, com o acendimento do Pinheiro, a Casa do Papai Noel, o Natal Musical e a Festa da Padroeira de Tatuí.

Além disso, o presidente do Conselho de Políticas Culturais, Luiz Antônio Galhego Fernandes, e a diretoria do Conselho, apresentaram na Conferência as propostas para a realização da Semana de Artes de Tatuí e a criação de um Festival de Música.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.