PALESTRAS VOLTADAS AO “NOVEMBRO AZUL” SÃO REALIZADAS NA ESF DA VILA ANGÉLICA

A Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila Angélica, pertencente a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, realizou, nesta segunda-feira (26/11), um evento voltado para a campanha "Novembro Azul", cujo objetivo foi a conscientização da população masculina quanto à importância do cuidado da saúde integral do homem.

Os pacientes que estiveram presentes na ESF participaram de uma palestra sobre a saúde do homem, realizada pelo médico da família, Edimário Florêncio dos Santos, e outra sobre a importância da adesão ao tratamento regular, acompanhamento na unidade de saúde, os riscos da automedicação e as maneiras adequadas de armazenagem e do uso racional de medicamentos, com a farmacêutica Marisa Cesar Prota.

De acordo com Edimário o homem morre mais cedo, principalmente de acidentes de trânsito e causas cardiovasculares, como infarto e derrame. "Por isso precisa se cuidar, não apenas da próstata, mas também da saúde como um todo, indo à Unidade de Saúde para avaliação e exames periódicos de rotina, controlar o diabetes, hipertensão arterial, os níveis elevados de colesterol e problemas com a saúde mental. Mudanças nos hábitos de vida também são de fundamental importância, como alimentação saudável, prática de atividade física, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas", expôs.

O evento foi organizado por toda a equipe de saúde da ESF, que também preparou um lanche da tarde para todos os presentes.