3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. CONDEPHAT REALIZA NESTE SÁBADO A 1ª CONFERÊNCIA DE PATRIMÔNIO DE TATUÍ

CONDEPHAT REALIZA NESTE SÁBADO A 1ª CONFERÊNCIA DE PATRIMÔNIO DE TATUÍ

A conferência começará às 9h, com o credenciamento, seguido pela abertura.

Neste sábado (01/12), na Câmara Municipal, o CONDEPHAT- Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí, com o apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí, realizará a 1º Conferência de Patrimônio de Tatuí.

O encontro será aberto a toda a comunidade, com o objetivo de apresentar conceitos importantes acerca do patrimônio cultural e validar a Lei de Tombamento, que vem sendo debatida e desenvolvida pelo Conselho ao longo de todo o ano de 2018. Nesta discussão serão esclarecidos o mecanismo de tombamento e a necessidade do engajamento da população para a preservação do mesmo.

A conferência começará às 9h, com o credenciamento, seguido pela abertura. às 10h, será a apresentação cultural dos Tropeirinhos do Rancho e, às 10h30, palestra com a professora mestre Sônia Regina Rampim Florêncio. Das 12h às 13h30 intervalo para almoço. As atividades retornam com a recepção musical do grupo Seresteiros com Ternura às 13h30, seguindo com a palestra da professora doutora Simone Scifone, às 14h. às 15h, será a vez da oficina com a mestre Maryclea Carmona Maués Neves. às 15h30, apresentação da Lei Municipal e, às 16h, a palavra será aberta aos participantes, sobre a Lei, seguido do encerramento às 17h.

Sobre as palestrantes: Sônia Regina Rampim Florêncio – Graduada em Ciências Sociais pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988). Especializada em Sociologia Rural pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (1993), e em Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social pela ENAP – Escola Nacional de Administração Pública (2013). Mestre em Educação pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (2003). Técnica em Educação desde 2006 e coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, desde 2011. Antes do trabalho no IPHAN, atuou como professora de Educação Básica e Superior em Tatuí e Araraquara. Ela também é membro do ICOMOS Brasil – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios.

Simone Scifone – Geógrafa, Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo. Ganhou o Prêmio Capes de Teses, conferido, em 2006, ao trabalho intitulado "A Construção do Patrimônio Natural". Docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atuou e atua em instituições públicas de proteção do patrimônio cultural, como o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Condephaat/SP e Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de São Bernardo do Campo. Fundadora e membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial – REPEP e membro do ICOMOS Brasil – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios.

Maryclea Carmona Maués Neves – Servidora na Superintendência de São Paulo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, desenvolvendo atividades de assistência de gabinete e educação patrimonial. Atualmente cursa o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do mesmo Instituto e faz parte da Rede Paulista de Educação Patrimonial – REPEP. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará, com especialização em Estudos Culturais da Amazônia e graduação em Administração.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).