ESF DO CDHU ENCERRA 3ª TURMA DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE DO TABAGISMO

Nesta quinta-feira (27/09) mais uma turma do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, da ESF (Estratégia Saúde da Família) "Othoniel Cerqueira Luz", do Bairro CDHU, pertencente a Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Tatuí, concluiu o ciclo de três meses do programa.

O grupo abordou os benefícios já sentidos na saúde física, além de fazer uma comemoração com a entrega de kits que auxiliarão o dia a dia do ex-fumante.

Esta foi a terceira turma a participar do programa na ESF do CDHU, com sessões semanais durante os meses de julho, agosto e setembro, com a médica da Família, Raíssa Motta Russo, e o farmacêutico Anderson Hajje Machado. "Com um total inicial de 16 pacientes, entre homens e mulheres, finalizamos o programa com uma taxa de abandono de 70% do tabagismo, números muito favoráveis que apontam uma melhora na saúde e qualidade de vida destes e seus familiares", apontou a médica Raíssa.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo consiste em ajudar os participantes a deixarem de fumar, fornecendo-lhes todas as informações e estratégias necessárias para direcionar seus próprios esforços nesse sentido, com a ajuda de uma abordagem ativa de uma equipe multidisciplinar.