3. Assistência e Desenvolvimento Social
  5. PREFEITURA DE TATUÍ PROMOVE O 1º POT POURRI DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O “1º Pot Pourri do Sistema Único de Assistência Social – SUAS” aconteceu no Núcleo da Justiça Restaurativa “Paulo Setúbal”.

A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Organização da Sociedade Civil COSC (Centro de Orientação e Serviço à Comunidade), realizou na quarta-feira (05/09), no Núcleo da Justiça Restaurativa "Paulo Setúbal", o "1º Pot Pourri do Sistema único de Assistência Social – SUAS".

Mediada pela palestrante Sonia Maria Bonfanti, a roda de conversa foi sobre a Política de Assistência Social em Tatuí, mais especificamente do trabalho em rede socioassistencial das diversas proteções: básica, média e alta complexidade.

A proteção básica é realizada pelos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), instalados nos territórios mais vulneráveis, oferecendo o serviço de Proteção de Atendimento Integral a Famílias (PAIF) e o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que também são ofertados por nove Organizações da Sociedade Civil que assinaram termo de parceria com o município.

Já a proteção especial de média complexidade é realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que oferta os serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Medida Socioeducativa (MSE) e Abordagem Social.

A proteção especial de alta complexidade compreende os serviços de acolhimento institucional para crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de rua.

A palestrante Sonia enfatizou que a Assistência Social é direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

Para o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso, o evento possibilitou que os trabalhadores do Sistema único de Assistência Social de Tatuí pudessem conhecer as atividades e demandas de trabalho de todas as proteções. "Essa roda de conversa contribuiu para o desenvolvimento do trabalho em rede socioassistencial e para melhor articular o referenciamento e contrarreferenciamento dos usuários dos serviços, além de encaminhamentos para rede intersetorial que compreende outras políticas, como a educação, saúde, trabalho, entre outras", destacou o secretário.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.