Entre os dias 16 e 19 de agosto os grupos teatrais Trupe Garagem & Cia, Cia. ArteemQ e Companhia de Dança ST DNC realizarão o projeto "Teatro em Foco", ação cultural promovida com o apoio do Centro de Artes e Esportes Unificados "Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires", o CEU das Artes, equipamento cultural da Prefeitura de Tatuí.
Com o intuito de estimular a produção e a divulgação de espetáculos teatrais, aproximar o público e artistas, prospectar novas plateias para o teatro e colaborar na formação de ideias e conceitos sobre o que é ser artista no interior paulista, o projeto "Teatro em Foco" é um encontro cultural que fomenta expressões artísticas de abrangência municipal e envolve artistas dos grupos idealizadores do projeto, em espetáculos e cinco oficinas oferecidas gratuitamente para a comunidade e artistas.
Os interessados em participar das oficinas, devem entrar em contato pelo celular (15) 9-9694-9586. O CEU das Artes está situado na rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone: (15) 3259-5340.
Oficinas e palestra – A oficina "Criação, Confecção e Manipulação de Objetos Cênicos a partir de Materiais Recicláveis", com 20 vagas, acontecerá na sexta-feira (17/08), das 9h às 12h e das 14h às 17h, com classificação livre. Ela ensinará a fazer objetos cênicos, bonecos, adereços e cenários com materiais encontrados no dia a dia e com baixo custo, desenvolvendo assim um trabalho ambiental, social e cultural.
No sábado (18/08) serão duas oficinas. Uma será a "Oficina de Maquiagem", com Kaique Cabral, Ana Laura Pires, Mat Kaytan e Rafael Franco, das 9h às 12h, com abordagem da concepção de maquiagem artística para uso teatral, pesquisa, paleta de cores, traços, região e tema referente ao texto proposto. A outra oficina acontecerá das 13h às 16h, "Filosofia dentro da Dramaturgia", com Gabriel Tonin, e a palestra "Filosofia da Dramaturgia": um bate papo sobre a criação dramatúrgica contemporânea, suas técnicas, vertentes e temas explorados de forma simples e descontraída até a conclusão do texto escrito e suas possibilidades de encenação.
Mais duas oficinas acontecerão no domingo (19/08). Das 9h às 12h, Mat Kaytan ministrará a oficina "Performance", com abordagem da experiência própria com a performance; a diferença no fazer e ser visto como performático e não coreógrafo; o significado através da mensagem a ser passada; como transferir do eu interior para os movimentos a partir de um tema em uma improvisação; o que é a performance para mim, e em que ela me torna diferente das outras pessoas. A outra oficina "Viola Spolin aplicado em Constantin Stanislavski", com Cesar Santos, acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 17h. Seguindo métodos conhecidos no mundo todo de Constantin Stanislavski a oficina pretende entregar aos participantes, jogos de Viola Spolin que buscam no ator, a oportunidade de experimentar sensações das quais ele ainda não experimentou e usar em cena. Já o método de Stanislavski cria uma realidade onde o ator deve buscar sensações e sentimentos que já viveu. Mesclando as duas metodologias, a oficina tem por base expandir a veracidade em cena e criar um aspecto de experimentação no espaço em que está inserida, fazendo sentir elementos que ficaram distantes da sua memória e gerando uma memória da emoção completa.
Espetáculos – Também serão apresentados cinco espetáculos gratuitos. Na quinta- feira (16/08), às 20h, um drama teatral de gênero melodrama e tema amor será apresentado pela CIA ArteemQ, com texto de Gabriel Tonin, direção de Iuri Proença e trilha sonora de Gorilla'Z e Arcade Fires. "Devo Engolir Srta. Heart?", com classificação de 14 anos de idade, contará a história do amor incontrolável de Gui por Ratão e, como principal cúmplice dessa paixão, está Srta. Heart. Mas o amor não é recíproco, pois Ratão tem outras paixões, é uma pessoa normal. Então Srta. Heart morre, mas dizem que ela pode ressuscitar. No elenco estão Ana Laura Pires, Léo Rios e Gabriel Tonin.
A Trupe Garagem & Cia, apresentará na sexta-feira (17/08), às 20h, a peça "O Abajur Lilás", com classificação de 16 anos de idade. O espetáculo conta a história de três prostitutas: Dilma, Célia e Leninha, que vivem dentro de um cubículo, onde são arrendadas por Giro, o cafetão, que é sempre acompanhado por Osvaldo, seu "segurança" e acompanhante. As três vivem juntas num quartinho, que é também onde elas atendem seus clientes. Com um conflito estabelecido após a quebra do Abajur Lilás, Célia, não aceitando sua condição, morre, mas Dilma e Leninha continuam a mando de Giro.
No sábado (18/08) serão dois espetáculos. às 16h, a comédia e romance "O Pequenino Grão de Areia", da Garagem & Cia, com direção de Paula Fernanda, terá classificação livre. A peça relata a história de um pequenino grão de areia, o Sonhador, que se apaixona por uma estrela. As cenas se desenrolam em uma praia, onde estão vários grãos de areia com características próprias, e todos acham loucura essa história de amor impossível. Porém, Sonhador persiste em seu desejo e realiza várias ideias, a fim de conseguir seu propósito. Já às 19h, será a vez de "Homem Promete Levitar", da Cia Arteemq e Comunidade de Cosmologia. Com classificação de 14 anos de idade, o espetáculo é de gênero farsa e trata do assunto de cosmos, onde um palestrante promete fazer experimentos sobrenaturais reais, desde contato com seres não terrestres à levitação.
O último espetáculo acontecerá no dia 19/08, domingo, às 19h: "Bordel – El Cabaret", da Companhia ST DNC. Com classificação de 14 anos de idade, a peça conta a história de uma performer de meia idade, com anos de experiência em casas de prostituição, que teve desde cedo o objetivo de um dia seu nome ser referência em todo o mundo. A sorte e a ousadia a fizeram ganhar muito dinheiro e privilégios, e com isso construir seu próprio bordel. Ursula D'El Cabaret, desenvolve um trabalho performático com suas garotas em seu estabelecimento que nos finais de semana à noite recebe clientes de gêneros e sexos diversificados, em busca de diversão, arte e companhia. Para ela o dinheiro gira a partir de sua criatividade, sensualidade e comunicação, seja ela expressiva, verbal ou até mesmo em seus movimentos, esses visíveis em cada garota performática do Bordel – El Cabaret.