3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. IMAGEM DE SÃO JOÃO DO BEMFICA RETORNA A TATUÍ APÓS 42 ANOS

IMAGEM DE SÃO JOÃO DO BEMFICA RETORNA A TATUÍ APÓS 42 ANOS

Padre Tadeu, da Catedral de Sorocaba, no momento de devolução da imagem de São João do Bemfica.

Após 42 anos no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba, a imagem de São João do Bemfica está de volta a Tatuí. A prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve em Sorocaba na terça-feira (31) e foi recebida pelo arcebisbo Dom Julio Endi Akamine, da Arquidiocese de Sorocaba. Com a prefeita estavam o padre Elcio Roberto de Góes (Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Tatuí), o chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo e Hélio de Barros.

A prefeita entregou ao arcebispo um ofício da Prefeitura de Tatuí requisitando que a imagem de São João do Benfica voltasse para o seu local de origem, destacando o valor histórico, cultural e religioso da peça sacra. Maria José ainda levou uma carta assinada pelo bispo diocesano Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, da Diocese de Itapetininga, com a mesma reivindicação. Na carta de Dom Gorgônio, ele relata “que a Imagem tem um valor histórico e religioso para o povo tatuiano; está ligada à fundação da cidade, que começou na pequenina Capela de São João do Bemfica”.

Dom Julio atendeu de pronto a solicitação. A comitiva de Tatuí seguiu então para a Catedral de Sorocaba, onde foi recebida pelo padre Tadeu Rocha Moraes, que responde também pelas imagens do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba. Ali foi lavrado uma “Declaração de Devolução de Acervo”, onde em um dos trechos, diz: “a Arquidiocese de Sorocaba cede em caráter definitivo, quaisquer direito de posse da referida imagem, assim como quaisquer responsabilidades sobre a guarda e conservação da mesma”.

A imagem de São João do Bemfica regressou no mesmo dia para Tatuí. Ela voltará para o Santuário e Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Retirada da Imagem foi em 1976 – Na edição número 4, fevereiro de 1976, o Jornal Integração, de Tatuí, publicou em sua primeira página a foto do pedestal e informou sobre a requisição da imagem de São João do Benfica pela então Diocese de Sorocaba, por determinação de Dom José Melhado Campos. Na época, um religioso de Tatuí, preocupado com a repercussão da medida tomada pela Diocese diante da comunidade, chamou um repórter do “Integração” para registrar a transferência da imagem para o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Sorocaba.

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI