Na sexta-feira (29/06), no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, terá início a Jornada de Gestão Cultural em Tatuí, realizada pelo programa Oficinas Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, administrado pela Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura, em parceria com a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí.
O evento seguirá acontecendo no sábado (30/06) e no domingo (01/07), com o intuito de criar uma rede de compartilhamento intermunicipal com uma turma de 40 participantes que abrangerá dois municípios da região: Itapetininga e Tatuí.
A abertura do evento será na sexta-feira (29/06), às 18h, com a apresentação do espetáculo “Virado à Paulista”, da Cia Cênica. A história é narrada em Pirapora do Bom Jesus, com batucadas dos mais diversos estilos e origens que deixaram os barracões e ganharam as ruas em homenagem àqueles que, com muito ritmo, resistência e poesia, compuseram a história do samba paulista. Músicos e atores da Cia. Cênica conduzem, neste espetáculo-cortejo que conta com a participação do público presente, uma longa viagem que tem como portos as raízes africanas, o samba rural, os cordões carnavalescos, a institucionalização do samba, a intolerância religiosa e o preconceito racial.
Também na sexta-feira (29/06), a programação segue com a palestra “Aspectos Legais na Gestão de Projetos Culturais”, com Carolina Kazumi, das 19h30 às 21h30, com 60 vagas. Nesta palestra serão apresentados instrumentos de auxílio aos participantes para definição de melhores práticas e profissionais a serem envolvidos, bem como suporte para pensamento de soluções otimizadas.
Já no sábado (30/06) e no domingo (01/07) acontecerá o Módulo 2 da Jornada de Gestão Cultural. No decorrer deste módulo, os participantes conhecerão algumas das principais ferramentas, para: “Planejamento, Gestão e Finanças”, ministrada por Marcela Amaral, no sábado (30/06), das 10h às 12h e das 14h às 18h, e “Comunicação e Avaliação de Projetos”, ministrado por Luciana Castro, no domingo (01/07), nos mesmos horários. Ambas com 40 vagas disponíveis.
O Museu está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro. Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4969.
Palestrantes – Carolina Kazumi é graduada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, atua na área da Cultura desde 2007. Trabalhou na gestão cultural de projetos patrocinados por empresas como Vale, Natura e Instituto Claro. Atualmente, é professora convidada de cursos de pós-graduação da PUC-SP e da Academia Internacional de Cinema.
Marcela Amaral está há 17 anos na área de produção cultural e cursou MBA em Gestão de Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas. Dentre outros trabalhos em instituições, galerias e grandes eventos, foi produtora executiva do ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea), coordenando a produção, por exemplo, do World Biennial Forum 2014, na cidade de São Paulo. Hoje, responde pelo setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.
Luciana Castro escreveu e executou projetos para clientes como SABESP, Natura, Mauell, ContourGlobal, Grupo Ecorodovias, Samarco Mineração, AES Brasil, Duratex, entre outros. Foi Gerente de Projetos e Relações Comunitárias do Instituto Agires, de 2010 a 2014. Atualmente, integra a equipe da Companhia da Cultura, desenvolvendo planejamento estratégico para clientes, gerando e acompanhando indicadores de processo/resultado, dentre outras ações.