Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Assistência e Desenvolvimento Social
  4. »
  5. TATUÍ REALIZA EVENTOS A FAVOR DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO…

TATUÍ REALIZA EVENTOS A FAVOR DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTOJUVENIL

Publicado em:

Eventos marcam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil.

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSCs), Conselhos de Direitos, Promotoras Legais Populares (PLP) e diversos cidadãos, realizará na sexta-feira (18/05), dois eventos a favor do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil.

Na manhã de sexta-feira (18/05), ocorrerá a terceira edição da Caminhada de Mobilização, que sairá da frente da Prefeitura Municipal, às 9h, seguindo pela rua Aureliano de Camargo, em sentido a Praça da Matriz.

No mesmo dia, às 19h, acontecerá o ciclo de Palestra sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Núcleo de Educação Básica Municipal (Nebam) "Ayrton Senna da Silva".

As palestras serão com a Dra. Carolina Vieira Lopes de Oliveira, advogada atuante em Direito de Família em Itapetininga, em seguida com a Dra. Mariana da Silva Ferreira, Médica Legista e Sexóloga Criminal de São Paulo, responsável pelo Projeto Social de Prevenção ao Abuso Sexual e Promoção da Dignidade Sexual (Prodigs).

O evento será aberto ao público. O Nebam fica situado na rua Professor Oracy Gomes nº 551, em frente a Associação Atlética XI de Agosto.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Tatuí (CMDCA), Claudio Bertolacini Batista, tornar esse tema evidente é de grande importância, pois a promoção de políticas públicas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, principalmente daquelas que passam por situações de ameaça ou violação ao direito fundamental de desenvolvimento de uma sexualidade segura e saudável. O tema de prevenção e enfrentamento Violência Contra Crianças e Adolescentes é um dos eixos da conferência municipal dos direitos da Criança e do adolescente

Devido a isso, todo o mês de maio, será voltado para desenvolvimento de ações que visam mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, com realização das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – (CRAS) em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além das Organização da Sociedade Civil de atendimento à crianças e adolescentes e as Promotoras Legais Populares (PLP).

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil – O dia 18 de maio, foi instituído pela Lei Federal 9.970, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil. As ações de promoção de políticas públicas e sensibilização quanto ao tema foram pactuadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), em 2013, e aprovou o novo Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Em 2017 o legislativo tatuiano aprovou duas importantes leis: 5.102/2017, que institui o Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente e a Lei Municipal 5.202/2017 que Institui a “Semana Municipal de Combate a Pedofilia e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo