Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. MÚSICA NA PRAÇA RECEBERÁ A CORPORAÇÃO MUSICAL LIRA DE ITAPETININGA

MÚSICA NA PRAÇA RECEBERÁ A CORPORAÇÃO MUSICAL LIRA DE ITAPETININGA

Publicado em:

Banda Lira tem 13 músicos e todos autodidatas.

O Projeto Música na Praça, da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, receberá no próximo sábado (31/03), às 11h, na Praça da Matriz, a Corporação Musical Lira de Itapetininga.

O grupo é fruto da união de diversos músicos provenientes de outras Bandas de Música, que se uniram na década de 50. Eles formaram a banda denominada Santa Cecília, que atuava em festas oficiais da igreja católica e festividades cívicas, sob a regência do maestro ângelo Válio (Nenê Válio). Em 1957, a Banda Santa Cecília passou a se chamar Corporação Municipal Lira de Itapetininga, e, em 1971, assumiu a regência da Banda José Carlos Soares, permanecendo até os dias de hoje. No ano de 1988, a Corporação Musical Lira de Itapetininga foi declarada de Utilidade Pública. A Banda Lira tem o perfil das Bandas de antigamente e sobrevive somente pelo amor dos músicos, alguns já com mais de 80 anos, sem nenhuma ajuda oficial ou particular.

Atualmente, 13 músicos – todos autodidatas – compõem a banda, que precisa de voluntários para completar seu elenco nas apresentações.

Música na Praça – O Projeto “Música na Praça” é uma ação colaborativa entre a Prefeitura de Tatuí e o Conservatório de Tatuí, com apoio cultural da COOP – Cooperativa de Consumo, para a apresentação dos agrupamentos musicais e cantores da cidade e da região, com o objetivo de valorizar o bem cultural de expansão internacional que é a música.

A retomada do projeto em 2017 recebeu 34 agrupamentos musicais – do erudito ao popular – que se apresentaram no coreto da Praça da Matriz com cerca de 600 músicos, e foram apreciados por um público estimado em 18.500 pessoas.

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo