3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  5. MÚSICA NA PRAÇA RECEBERÁ A CORPORAÇÃO MUSICAL LIRA DE ITAPETININGA

MÚSICA NA PRAÇA RECEBERÁ A CORPORAÇÃO MUSICAL LIRA DE ITAPETININGA

Banda Lira tem 13 músicos e todos autodidatas.

O Projeto Música na Praça, da Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, receberá no próximo sábado (31/03), às 11h, na Praça da Matriz, a Corporação Musical Lira de Itapetininga.

O grupo é fruto da união de diversos músicos provenientes de outras Bandas de Música, que se uniram na década de 50. Eles formaram a banda denominada Santa Cecília, que atuava em festas oficiais da igreja católica e festividades cívicas, sob a regência do maestro ângelo Válio (Nenê Válio). Em 1957, a Banda Santa Cecília passou a se chamar Corporação Municipal Lira de Itapetininga, e, em 1971, assumiu a regência da Banda José Carlos Soares, permanecendo até os dias de hoje. No ano de 1988, a Corporação Musical Lira de Itapetininga foi declarada de Utilidade Pública. A Banda Lira tem o perfil das Bandas de antigamente e sobrevive somente pelo amor dos músicos, alguns já com mais de 80 anos, sem nenhuma ajuda oficial ou particular.

Atualmente, 13 músicos – todos autodidatas – compõem a banda, que precisa de voluntários para completar seu elenco nas apresentações.

Música na Praça – O Projeto “Música na Praça” é uma ação colaborativa entre a Prefeitura de Tatuí e o Conservatório de Tatuí, com apoio cultural da COOP – Cooperativa de Consumo, para a apresentação dos agrupamentos musicais e cantores da cidade e da região, com o objetivo de valorizar o bem cultural de expansão internacional que é a música.

A retomada do projeto em 2017 recebeu 34 agrupamentos musicais – do erudito ao popular – que se apresentaram no coreto da Praça da Matriz com cerca de 600 músicos, e foram apreciados por um público estimado em 18.500 pessoas.

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.