3. Educação
  5. DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL RECEBERÃO O TEATRO ITINERANTE DO PROJETO BUZUM

DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL RECEBERÃO O TEATRO ITINERANTE DO PROJETO BUZUM

Tatuí será a primeira cidade a receber a itinerância do BuZum no interior de São Paulo.

Na próxima semana, duas escolas da Rede Municipal de Educação de Tatuí receberão a companhia itinerante de teatro de bonecos sobre rodas BuZum!. Com o apoio da Prefeitura de Tatuí, o BuZum! apresentará seu novo espetáculo "Sabor de Vitória" para a EMEF "Profº. Maria Conceição de Oliveira Marcondes", nos dias 19 e 20 de março (segunda e terça-feira), e para a EMEF "EMEF Profº Magaly Azambuja de Toledo", no dia 21 de março (quarta-feira). As duas escolas terão sete apresentações: às 9h, 9h40, 10h20, 11h, 13h30, 14h10 e 14h50.

O espetáculo "Sabor de Vitória" tem como tema a alimentação saudável, é direcionado para crianças de 3 a 11 anos de idade e tem duração de 20 minutos. O público irá conhecer uma fabulosa história com charmosos bonecos, retratando cenas reais e atuais, com o famoso ditado "Somos aquilo que nos alimentamos", que será explicado por meio de brincadeiras e diálogos. "Partimos do ponto que, determinados alimentos causam benefícios, ou malefícios, em nosso corpo. Se isso já é uma preocupação aos adultos, por que não iniciarmos às crianças? Decidimos trazer essa reflexão também para os pequenos, pois através da reeducação eles poderão lembrar e assimilar no futuro", explica Beto Andreetta, diretor do BuZum! e da Pia Fraus.

A peça abordará, de forma poética e lúdica, como o alimento age diretamente na vida de um ser humano e pode colaborar com um destino mais positivo e com menos doenças. "Quanto mais cedo começarmos a entender isso, será melhor, afinal a obesidade infantil tem crescido muito nos últimos anos", afirma Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!

Tatuí será a primeira cidade a receber a itinerância do BuZum! no interior de São Paulo. Depois o BuZum! seguirá para outras cidades da região, como Alambari, Sarapuí, Capão Bonito, Itapetininga, São Miguel Arcanjo e Capela do Alto. Ao todo, serão 132 dias de apresentações em 24 cidades, com 800 sessões gratuitas para 40 mil pessoas, em escolas públicas.

A itinerância é apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da CCR SP- Vias e acontecerá até o mês de novembro. O Instituto CCR é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 2014 para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de 10 anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR.

Buzum! – Em setembro de 2018, o BuZum! completará oito anos de existência. São mais de 350 mil quilômetros rodados para realizar 10.000 apresentações a mais de meio milhão de espectadores nas mais de 2 mil escolas públicas, de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Seu repertório conta com 11 peças criadas especialmente para o público infanto-juvenil. São elas: "Darwin BR"; "Filhotes do Brasil"; "Mundo Português"; "O Mundo é uma Bola"; "Máquinas"; "Energia"; "Intolerância","Mamulengo", "Que lixo é lixo?" e "Sabor de Vitória".

O grupo recebeu, em 2016, o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. E, em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

AÇÕES INCLUSIVAS E PONTOS DE APOIO PARA CARAVANAS SÃO ALGUMAS DAS NOVIDADES DA 10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ

A feira mais saborosa do interior paulista começa nesta sexta-feira (5/7), com mais de 250 tipos de doces e muita música.

SISTEMA DE MONITORAMENTO POR CÂMERAS DA GCM IMPEDE FURTO NO CEMITÉRIO CRISTO REI

O suspeito tentava furtar a placa de um jazigo, mas a ação rápida da GCM, com o auxílio do monitoramento, impediu a concretização do crime.

TATUÍ ESTÁ MAIS UMA VEZ NA GRANDE FINAL DA COPA SÃO PAULO DE BASQUETE; DECISÃO SERÁ CONTRA A LIGA SOROCABANA DE BASQUETE

Primeiro jogo da decisão será no ginásio do Clube de Campo em Tatuí, na próxima quarta-feira (3/6), às 19h30.