Emergências:

  1. Home
  2. »
  3. Saúde
  4. »
  5. CONFIRMADO PRIMEIRO CASO IMPORTADO DE DENGUE NESTE ANO EM TATUÍ

CONFIRMADO PRIMEIRO CASO IMPORTADO DE DENGUE NESTE ANO EM TATUÍ

Publicado em:

Combate ao mosquito da dengue continua em Tatuí.

No último dia 19 de fevereiro, o Setor de Combate à Dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou o primeiro caso positivo de Dengue em Tatuí. Trata-se de um homem de 26 anos de idade, morador da Vila Minghini, que contraiu a doença fora do município.

Segundo a coordenadora do Setor de Combate à Dengue, Rosana Alves dos Santos Lopes, o caso foi confirmado através de um teste rápido, realizado até o terceiro dia da data dos primeiros sintomas. "Efetuamos o trabalho de bloqueio para eliminação de criadouros nos imóveis do entorno do endereço do paciente. Foi iniciado, também, um trabalho de nebulização (aplicação de inseticida) no local para eliminação do mosquito adulto", explica Rosana. Desde o início do ano foram 14 notificações de suspeita de Dengue no município, sendo 13 descartadas.

O número de casos de Dengue vem diminuindo em Tatuí. No ano de 2016 a Secretaria de Saúde de Tatuí notificou 546 casos de Dengue e confirmou 127, sendo 96 casos autóctones, 31 importados, 409 descartados e 6 inconclusivos. Já em 2017 foram notificados 134 casos de Dengue e confirmados 6, sendo 3 autóctones, 3 importados, 126 descartados e 2 inconclusivos.

Em janeiro deste ano, o Setor de Combate à Dengue também registrou o primeiro caso de Chikungunya: uma mulher de 40 anos de idade, residente no Jardim Santa Rita de Cássia. "Esse caso foi classificado como autóctone, pois a paciente não saiu do município. Não foi feita a aplicação de inseticida, pois foi uma notificação tardia. O período para a realização do mesmo já havia passado, que é em torno de 10 dias após a data dos primeiros sintomas", argumenta a coordenadora do Setor. Nesse ano em Tatuí foram duas notificações de Chikungunya, sendo que uma aguarda o resultado dos exames. Já no ano anterior, 2017, foram 4 casos de Chikungunya notificados e 2 confirmados, sendo 1 autóctone, 1 importado e 2 descartados.

Com relação a Febre Amarela a Secretaria de Saúde registra 5 notificações, mas 4 já foram descartadas (não há casos positivos até agora) e 1 aguarda o resultado do exame.

Compartilhe:

Outras

Notícias

NESTE FIM DE SEMANA (11 E 12 DE OUTUBRO), CONCHA ACÚSTICA SEDIA 5ª EDIÇÃO DA OKTOBERFEST TATUÍ

Unindo lazer e solidariedade, entrada para o evento será beneficente: 1 quilo de alimento não perecível destinado ao Recanto do Bom Velhinho “Vale da Lua”.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE TATUÍ RECEBEM FORMAÇÃO SOBRE CATETERISMO VESICAL E CUIDADOS COM OSTOMIZADOS

Ação integra agentes e enfermeiros da Rede Básica de Saúde em formação voltada à qualificação do cuidado e mapeamento de pacientes.

AÇÃO CONJUNTA ENTRE PREFEITURA DE TATUÍ E POLÍCIA CIVIL DESARTICULA FÁBRICA CLANDESTINA DE BEBIDAS E RINHA DE GALOS

No local, foram encontrados 24 animais utilizados nas atividades ilegais, todos apresentando sinais de maus-tratos, e apreendidas garrafas de bebidas destiladas e diversos equipamentos utilizados para a produção irregular de bebidas alcoólicas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.