Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Planejamento, Trabalho e Gestão Pública
  4. »
  5. SABESP INVESTE R$ 7 MILHÕES PARA SANEAR CÓRREGOS, MANDUCA E O RIO TATUÍ

SABESP INVESTE R$ 7 MILHÕES PARA SANEAR CÓRREGOS, MANDUCA E O RIO TATUÍ

Publicado em:

Sabesp tem várias frentes de trabalho no município

Investimentos recentes realizados pela Sabesp em saneamento básico já tem dado resultados nas melhorias das águas dos ribeirões, córregos e rios que cortam a cidade de Tatuí.

O município tem hoje 100% dos imóveis abastecidos, 100% dos esgotos coletados e destes, 84,6% tratados. As informações são do superintendente da Sabesp, Maurício Tápia (Unidade de Negócio do Médio Tietê), que esteve no Paço Municipal, acompanhada pelo diretor regional Adriano Branco e outros assessores diretos. A reunião foi coma prefeita Maria José Vieira de Camargo e com a secretário Juliana Rossetto Leomil Mantovani, de Planejamento e Gestão Pública.

A Sabesp investe agora na execução das obras do sistema de esgotamento sanitário da sede do município, compreendendo a implantação de 12.729 metros de redes de esgotos, entre linha de recalque e os coletores tronco Ponte Preta, Caaguaçu e Lavapés, além da construção de unidade de bombeamento, com vazão de 62 litros por segundo.

Com mais de 75% das obras executadas, o coletor Ponte Preta atende diretamente o bairro Vila Esperança e deverá ser concluído com a Travessia da Rodovia Antonio Romano Schincariol (SP 127), em processo de autorização junto à concessionária CCR SPVias e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), a remoção de imóvel com ocupação irregular (área de invasão), além de duas desapropriações de áreas, em processo de emissão de posse.

Já para o coletor Lavapés, com 98% das obras concluídas, falta apenas a finalização da parte civil em complementação da travessia já realizada sob o leito da concessionária ALL América Latina Logística Brasil S/A (antiga Fepasa), ao lado do equipamento público "Céu das Artes", no bairro Boqueirão . Também com 98% das obras executadas, para o coletor tronco Caaguaçu, restam apenas duas interligações e a implantação de cerca de 600 metros de linha de recalque. A Estação Elevatória Caaguaçu está com 80% da parte civil finalizada e encontra-se em fase de compra de equipamento e processo de energização, junto à Elektro Distribuidora de Energia.

Com previsão de término para o primeiro semestre de 2018, esse empreendimento possibilitará um significativo avanço nas condições ambientais do município, por meio da despoluição dos Ribeirões Caaguaçu e Ponte Preta, Córregos Matadouro Velho, Manduca e Lavapés, além do Rio Tatuí que cortam o município, além de indiretamente o Rio Sorocaba – afluente do Rio Tietê.

O projeto incluiu ainda, numa primeira etapa, a execução de 2.116,80 metros de redes de esgotos, entre emissários e linha de recalque, além da instalação de uma unidade de bombeamento, para atendimento a cerca de 35 mil habitantes do Bairro Santa Rita e o CDHU do bairro do Tanquinho. Essa obra foi concluída em novembro de 2013 e já possibilitou melhoria significativa na qualidade da água do córrego Lavapés.

"São investimentos como esse, realizados pela Sabesp, que cumprem o compromisso do Governo do Estado de universalizar os serviços de saneamento e proporcionar melhor qualidade de vida a todos. Tatuí, ao ser contemplado com esse benefício, estará entre o grupo de municípios brasileiros que, operado por empresas estaduais de saneamento, assegura o progresso e desenvolvimento de toda sua gente", destaca Maurício Tápia, superintendente da Unidade de Negócio Médio Tietê da Sabesp.

Compartilhe:

Outras

Notícias

DIA MUNICIPAL DA LITERATURA TATUIANA E 22ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS SÃO OS DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE MAIO

O Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, contará com diversas ações, entre elas o “1º Encontro de Escritores Tatuianos”.

NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (30/4), “MÚSICA NA PRAÇA” TEM EDIÇÃO ESPECIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DO JAZZ

O concerto tem o propósito de levar felicidade aos ouvintes por meio da música Afrojazz, com elementos da música tradicional moçambicana e do Jazz.

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo