ALUNOS DA ESCOLA LÍGIA SÃO PREMIADOS EM ENCONTRO DO PROGRAMA “FUTURO CIENTISTA”

No sábado (02/12), na FADI – Faculdade de Direito de Sorocaba, os alunos Luma Helena Domingos, Kauany Sena Menezes Caitano, Ana Beatriz Dias Machado, Guilherme de Oliveira Figueredo e Vinicius Gabriel Domingues, da EMEF “Profº. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, da Rede Municipal de Ensino de Tatuí, foram premiados com o melhor projeto de pesquisa na área de Ciências Biológicas e Saúde, durante o Encontro Regional do Programa “Futuro Cientista”. Esse programa é fruto de um convênio assinado em maio pela Prefeitura de Tatuí e a Universidade Federal de São Carlos (UfsCar), campus Sorocaba.

O projeto premiado de Tatuí usou materiais recicláveis e um celular antigo para desenvolver uma caixa de remédios inteligente, que pode ser usada para ajudar idosos e pessoas surdas, ou com deficiência visual, a tomarem seus remédios na hora certa.

Um grupo de alunos de Cesário Lange ganhou na categoria Humanidades, com um projeto de pesquisa que estudou os conflitos na Síria. O prêmio na categoria Exatas foi para alunos de Iperó, que construíram um radiotelescópio.

O Encontro Regional do Programa “Futuro Cientista” reuniu, aproximadamente, 600 alunos de 7 cidades da região (Anhembi, Capão Bonito, Cesário Lange, Iperó, Itapetininga, Pilar do Sul e Tatuí) que tiveram a oportunidade de participar de diversos minicursos. Nesse evento, aconteceu a premiação dos melhores Projetos de Pesquisa construídos pelos alunos do Programa durante o ano. Cerca de 200 clubes de Ciências, divididos nas áreas de Exatas (projetos de tecnologia), Humanidades (projetos que partem a discussão de uma teoria sobre algo social) e Ciências Biológicas e Saúde (projetos sobre comportamentos biológicos e questões relacionadas a saúde), competiram para receber o título de melhor projeto de pesquisa em cada categoria.

Programa Futuro Cientista – Criado em 2010 pela Universidade Federal de São Carlos, UfsCar, o Programa tem como missão principal "adotar" jovens talentos de escolas públicas, proporcionando acompanhamento e uma oportunidade única de ingressar na Universidade e tornar-se um cientista ou empreendedor.

Este é o primeiro programa da América Latina destinado unicamente à formação de futuros cientistas, fornecendo todos os subsídios necessários para o aluno ingressar em uma Universidade Pública e iniciar sua carreira acadêmica.