Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Educação
  4. »
  5. ALUNOS DA ESCOLA LÍGIA SÃO PREMIADOS EM ENCONTRO DO PROGRAMA “FUTURO CIENTISTA”

ALUNOS DA ESCOLA LÍGIA SÃO PREMIADOS EM ENCONTRO DO PROGRAMA “FUTURO CIENTISTA”

Publicado em:

Este é o primeiro programa da América Latina destinado unicamente à formação de futuros cientistas,

No sábado (02/12), na FADI – Faculdade de Direito de Sorocaba, os alunos Luma Helena Domingos, Kauany Sena Menezes Caitano, Ana Beatriz Dias Machado, Guilherme de Oliveira Figueredo e Vinicius Gabriel Domingues, da EMEF “Profº. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, da Rede Municipal de Ensino de Tatuí, foram premiados com o melhor projeto de pesquisa na área de Ciências Biológicas e Saúde, durante o Encontro Regional do Programa “Futuro Cientista”. Esse programa é fruto de um convênio assinado em maio pela Prefeitura de Tatuí e a Universidade Federal de São Carlos (UfsCar), campus Sorocaba.

O projeto premiado de Tatuí usou materiais recicláveis e um celular antigo para desenvolver uma caixa de remédios inteligente, que pode ser usada para ajudar idosos e pessoas surdas, ou com deficiência visual, a tomarem seus remédios na hora certa.

Um grupo de alunos de Cesário Lange ganhou na categoria Humanidades, com um projeto de pesquisa que estudou os conflitos na Síria. O prêmio na categoria Exatas foi para alunos de Iperó, que construíram um radiotelescópio.

O Encontro Regional do Programa “Futuro Cientista” reuniu, aproximadamente, 600 alunos de 7 cidades da região (Anhembi, Capão Bonito, Cesário Lange, Iperó, Itapetininga, Pilar do Sul e Tatuí) que tiveram a oportunidade de participar de diversos minicursos. Nesse evento, aconteceu a premiação dos melhores Projetos de Pesquisa construídos pelos alunos do Programa durante o ano. Cerca de 200 clubes de Ciências, divididos nas áreas de Exatas (projetos de tecnologia), Humanidades (projetos que partem a discussão de uma teoria sobre algo social) e Ciências Biológicas e Saúde (projetos sobre comportamentos biológicos e questões relacionadas a saúde), competiram para receber o título de melhor projeto de pesquisa em cada categoria.

Programa Futuro Cientista – Criado em 2010 pela Universidade Federal de São Carlos, UfsCar, o Programa tem como missão principal "adotar" jovens talentos de escolas públicas, proporcionando acompanhamento e uma oportunidade única de ingressar na Universidade e tornar-se um cientista ou empreendedor.

Este é o primeiro programa da América Latina destinado unicamente à formação de futuros cientistas, fornecendo todos os subsídios necessários para o aluno ingressar em uma Universidade Pública e iniciar sua carreira acadêmica.

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo