Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude
  4. »
  5. MÚSICA NA PRAÇA RECEBERÁ O CONCERTO “VIVA PIXINGUINHA” NO DIA 21 DE OUTUBRO

MÚSICA NA PRAÇA RECEBERÁ O CONCERTO “VIVA PIXINGUINHA” NO DIA 21 DE OUTUBRO

Publicado em:

Big Band e Grupo de Choro se apresentam no Projeto Música na Praça.

Neste sábado, dia 21 de outubro, às 11h, na Praça da Matriz, mais uma parceria entre a Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude da Prefeitura de Tatuí e o Conservatório: a apresentação da Big Band e do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, com o concerto “Viva Pixinguinha”, no projeto Música na Praça.

No repertório, arranjos originais do homenageado, considerado um dos maiores compositores da música brasileira. Gênio incontestável, o compositor, instrumentista, arranjador e maestro Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha, nasceu no Rio de Janeiro em 23 de abril de 1897. De acordo com o Instituto Moreira Salles, o seu pai, Alfredo da Rocha Vianna, funcionário dos Correios, era também flautista amador e promovia reuniões em casa com músicos renomados da época. O menino acompanhava tudo de perto e logo se encantou pela carreira. Conta-se que o apelido Pizindim (cujo significado seria “menino bom”) foi dado pela avó africana ou por uma prima chamada Eurídice. Acredita-se que Pixinguinha seja derivado da mistura desse apelido com “Bexiguinha”, pois, quando criança, ele teve a face marcada pela varíola, doença chamada popularmente de bexiga.

O coordenador da Big Band do Conservatório de Tatuí, Celso Veagnoli, conta que o arquivo pessoal de Pixinguinha está sob a guarda do Instituto Moreira Salles desde 2000 – um acordo com a família do músico. O acervo traz documentos pessoais, medalhas, troféus, recortes de jornal, fotos, roupas, gravações realizadas por seu filho Alfredo da Rocha Vianna Neto e a flauta utilizada pelo músico durante muitos anos. De todo o acervo, destaca-se um lote de, aproximadamente, mil conjuntos de partituras com arranjos feitos por ele. Segundo a biografia do compositor, em 1946, o radialista Almirante levou Pixinguinha para a Rádio Tupi, onde produziram um programa que marcaria a carreira de ambos: “O Pessoal da Velha Guarda”. Almirante era redator e apresentador da atração, enquanto Pixinguinha criava os arranjos.

Alguns destes arranjos, transmitidos ao vivo no programa entre janeiro de 1947 e março de 1952, foram selecionados para o repertório deste concerto da Big Band e do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. São eles: “Gaúcho”, “Assim é que é”, “Ferramenta”, “Conversa Fiada”, “Cabeça de Porco”, “Fecha carrança”, “Subindo ao Céu”, “água do Vintém”, “Capenga não forma” e “Concerto de Bateria”, além do grande sucesso do compositor, “Carinhoso”.

Compartilhe:

Outras

Notícias

COMTUR ESTÁ EM PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO E ABRE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA NOVOS MEMBROS

O interessado em fazer parte do Conselho tem até o dia 28/4 para preencher o formulário de inscrição on-line, de forma rápida e fácil, selecionando sua área de atuação.

EM MENOS DE 30 DIAS, TATUÍ CONFIRMA 138 CASOS DE DENGUE

Além das 8.053 nebulizações portáteis, o Setor de Combate à Dengue realizou 13.391 controles de criadouros, etapa mais importante e eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

ATENÇÃO, PROPRIETÁRIOS E POSSUIDORES: PREFEITURA ALERTA SOBRE OBRIGATORIEDADE DE CADASTRO E RECADASTRO FISCAL DE IMÓVEIS

Tal medida atende as recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo acerca da permanente atualização cadastral de imóveis localizados no município.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo