Prefeitura de Tatuí
  1. Home
  2. »
  3. Agricultura e Meio Ambiente
  4. »
  5. CHINA QUER PARCERIAS PARA DESENVOLVER PRODUÇÃO DE BAMBU EM TATUÍ

CHINA QUER PARCERIAS PARA DESENVOLVER PRODUÇÃO DE BAMBU EM TATUÍ

Publicado em:

A unidade já foi referência nacional com o lançamento do trigo duro, cuja sêmula é utilizada para a produção do macarrão.

Na terça-feira (10/10), a prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve visitando a Unidade de Pesquisa de Tatuí (UPT), a antiga Estação Experimental. Com a prefeita, estavam o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Célio Valdrighi, o secretário de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude Cassiano Sinisgalli e o chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo. O motivo da visita foi a presença no local da comitiva oficial da Cooperação Brasil China para o Desenvolvimento do Agronegócio do Bambu no Brasil. A unidade tatuiana de pesquisa, instalada numa área de 40 alqueires ou quase 970 mil metros quadrados, abriga a maior coleção de bambus da América Latina, com mais de 70 espécies, todas elas catalogadas.

A comitiva chinesa, vinculada a Chinese Academy Forestry (Academia Chinesa de Silvicultura) e liderada pelo senhor Huang Jian (vice-presidente), também foi recebida no local por Guilherme Korte (presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Bambu – Aprobambu), Marcelo Ticelli (diretor da UPT) e Juliana Cortez Barbosa (vice-coordenadora executiva do Campus da Unesp de Itapeva). Também estava presente o vereador de Mogi das Cruzes, Clodoaldo de Moraes, que veio conhecer a UPT.

Foram realizadas visitas as áreas de cultivo do bambu e também as instalações da UPT. “Estamos viabilizando parcerias com os chineses para novas pesquisas no local”, destacou a prefeita Maria José. Tatuí deverá também sediar no próximo mês de novembro, neste local, a 1º Expo Bambu Internacional, um evento da Aprobambu. A ideia é atrair empresários, produtores, acadêmicos e interessados na cultura do bambu.

Para quem não sabe, a variedade de bambus no Brasil inclui os que são comestíveis, outros que são utilizados para o artesanato e aqueles que servem de enfeites e até para produzir tecidos. Com o bambu é possível fazer roupas, carvão e instrumentos musicais, como flautas.

Explorando mais o uso do bambu, é possível, também, substituir a ferragem usada no concreto armado. Caixa de joias, suporte para flores ou arranjos, cadeiras, poltronas, sofás, reservatórios para pinga podem ser feitos com bambu. Uma armadilha e um criadouro para peixes também podem ser feitos com bambus.

Inaugurada em 1934 e situada na rodovia Mário Batista Mori (Tatuí/Cesário Lange), no quilômetro 38, na zona rural de Tatuí, a Unidade de Pesquisa de Tatuí (UPT) é uma das unidades da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), responsável por coordenar e gerenciar as atividades de ciência e tecnologia voltadas para o agronegócio, cujas ações políticas são propostas pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

A unidade já foi referência nacional com o lançamento do trigo duro, cuja sêmula é utilizada para a produção do macarrão.

Compartilhe:

Outras

Notícias

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE EXPOSIÇÃO DO GRUPO BT SOBRE A HISTÓRIA DO EPI

A mostra celebra os 60 anos de atuação do Grupo BT no mercado, apresentando um registro visual da evolução dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desde os antigos até os mais recentes.

10ª FEIRA DO DOCE DE TATUÍ HOMOLOGA 65 DOCEIROS

A Feira acontecerá de 5 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz.

36 GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS APROVADOS EM CONCURSO INTERNO PARTICIPAM DE SOLENIDADE DE PROMOÇÃO E RECEBEM DIVISAS

Na ocasião, também foram comemorados os 28 anos de criação da GCM no município, que atualmente conta com um efetivo de 131 guardas.

Comunicar erro

Encontrou algum erro em nosso site ?
Utilize os campos abaixo para informar o que encontrou e assim ajudar-nos a melhorar nossos serviços prestados através deste canal.
Obs.: Os campos com asterisco (*) são obrigatórios.

Caso necessite, visite nossa seção de Perguntas e Respostas.

Pular para o conteúdo