3. Saúde
  5. PREFEITA QUER ZERAR EM OUTUBRO A FILA DE ESPERA DE EXAMES DE MAMOGRAFIAS

PREFEITA QUER ZERAR EM OUTUBRO A FILA DE ESPERA DE EXAMES DE MAMOGRAFIAS

Prefeitura se organiza para agendar exames para todo mês de outubro e, se necessário, início de novembro.

Na terça-feira (03/10), aconteceu a abertura da campanha “Outubro Rosa” em Tatuí e a prefeita Maria José Vieira de Camargo anunciou uma meta importante na prevenção ao câncer de mama. A Prefeitura de Tatuí, através da Secretaria da Saúde, irá zerar a fila de espera pelos exames de mamografia. Hoje são 590 pessoas aguardando para realizar o exame. Eles serão agendados para este mês de outubro e, se necessário, início de novembro.

O atraso nos exames de mamografia estava bem pior no início deste ano. Segundo dados da Secretaria da Saúde, o tempo médio de espera por uma mamografia era de 183 dias nos primeiros dias de 2017. A redução foi ocorrendo mês a mês até setembro, quando o tempo médio caiu para 43 dias. Segundo a secretaria a fila dos exames de mamografia aumentou porque em 2016, no mês de julho, os agendamentos pararam de ser realizados.

Até o dia 30 de setembro deste ano, a Secretaria da Saúde agendou 2.584 exames de mamografia.

“Hoje gastamos 32% do Orçamento só em saúde e ainda há muito o fazer. Os recursos são poucos e os desafios imensos. Mas estamos 100% dedicados neste propósito”, destacou a prefeita Maria José.

A abertura da campanha Outubro Rosa aconteceu com um evento na manhã de terça-feira (03/10), na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) da Vila Angélica. No evento, a prefeita também anunciou um novo clínico geral (com demanda livre, isto é, sem agenda prévia) para atender no bairro, todas terças e quintas, sem prejuízo no atendimento dos dois médicos que já é realizado pela ESF.

A campanha “Outubro Rosa”, realizada mundialmente no décimo mês do ano, é dedicada ao combate do câncer de mama, com atividades de conscientização, prevenção, fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce. Em Tatuí, uma lei municipal de outubro de 2015, do vereador Alexandre Bossolan, autoriza a realização da campanha nos moldes conhecidos no Brasil.

Na Vila Angélica, mulheres do bairro, que integram a Estratégia Saúde da Família (ESF), participaram de uma roda de conversa sobre a importância da prevenção, do autoexame, da mamografia e do diagnóstico precoce, com a médica da família Camila Florenzano Flores. Na sala de coleta, enfermeiras coletaram cerca de 60 exames de Papanicolau, além de solicitarem mamografia para as mulheres com mais de 40 anos de idade.

O Espaço da Beleza, do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), também esteve presente, oferecendo as mulheres serviços de manicure, cabeleireiro e maquiagem. O comércio local doou brindes, que foram sorteados. E o Colégio Estação Núcleo Educacional Profissionalizante (CENEP), que tem alunos que estagiam na ESF da Vila Angélica, serviram um café da manhã a todos os presentes.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO NAS ESCOLAS: PREFEITURA REVISA E ATUALIZA CADERNETAS DE VACINAS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Ação acontecerá entre os dias 1º e 13 de abril.

MAIS DE 35 MORADORES DO JD. GRAMADO SÃO ATENDIDOS NA 3ª FEIRA DE SAÚDE DO BAIRRO; AÇÃO FOI REALIZADA PELA ESF DO SANTA RITA

O evento aconteceu no barracão da Igreja São José e ofereceu diversos serviços para a população.

“MÚSICA NA PRAÇA” RECEBE O GRUPO SERESTEIROS COM TERNURA, QUE APRESENTA O SHOW “SERESTA – A POESIA CANTADA”

Neste sábado (30/3), o repertório será com clássicos da seresta, além de composições de músicos tatuianos, entre eles, Bimbo Azevedo e Roberto Rosendo.