3. Obras e Infraestrutura
  5. PONTE DO MARAPÉ SERÁ INAUGURADA NESTA QUINTA-FEIRA

PONTE DO MARAPÉ SERÁ INAUGURADA NESTA QUINTA-FEIRA

Ponte Marapé, em obras desde março, será inaugurada nesta quinta-feira; Prefeitura está finalizando os trabalhos.

A Prefeitura de Tatuí inaugura nesta quinta-feira (10/08), às 18h, a Ponte “Pérsio Santi” (Ponte do Marapé), sobre o Ribeirão do Manduca. Por determinação da prefeita Maria José Vieira de Camargo, a inauguração será um ato simples, sem protocolo, e irá marcar a reabertura da principal via acesso ao município, entre a Avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali e a rua Capitão Lisboa, para o tráfego de veículos e pedestres.

A construção da nova ponte foi realizada através de um convênio do município com o Governo do Estado. O valor da obra é R$ 925 mil. Foram realizadas ainda obras de drenagem nas duas vias que limitam a ponte, pavimentação, calçadas, iluminação, paisagismo e sinalização, entre outros serviços. O valor gasto é de aproximadamente R$ 600 mil, recursos estes do município.

“A construção da nova ponte representa o início de uma nova etapa para o município, de um novo momento, que espero que seja de muito crescimento. Quero agradecer o empenho de toda a nossa equipe, da união de todos, para que pudéssemos devolver ao cidadão tatuiano o principal acesso da cidade em tão pouco tempo de administração”, destacou a prefeita Maria José Vieira de Camargo.

Histórico do caso – A Ponte do Marapé foi ao chão no dia 10 de março de 2016, após fortes chuvas e algumas intervenções da antiga administração no local, que chegaram a ser noticiadas em canais de televisão. No dia 1º de julho de 2016, as obras foram iniciadas, após um convênio celebrado com a Defesa Civil, do Governo do Estado de São Paulo. A obra tinha previsão de conclusão de quatro meses, mas praticamente pouco foi realizado. A partir de outubro de 2016, nada foi feito.

Ao assumir em janeiro de 2017, a prefeita Maria José Vieira de Camargo determinou vistorias no local das obras para apurar e registrar o estado de abandono completo da ponte. Com os laudos em mãos e orientação jurídica, determinou o rompimento do contrato com a empresa que era responsável pela obra. Orientada pela Casa Civil, a prefeita decidiu seguir com a licitação vigente e oferecer a obra para a segunda empresa colocada, pelo saldo ainda existente do convênio.

Em fevereiro de 2017, a administração rompeu o contrato com a empresa CVT Construtora, Incorporadora e Serviços Gerais, que havia sido contratada para construir a ponte. Segundo um laudo do engenheiro responsável pela fiscalização, João Batista de Camargo, desde outubro de 2016, a obra estava “sem produção”, isto é, paralisada. A empresa, com sede na região de Campinas, realizou apenas 26,85% das obras e recebeu por isso na gestão passada o valor de R$ 224 mil.

Após romper o contrato, a administração procurou a empresa segunda colocada na licitação realizada para a obra, Rone Engenharia, Projetos, Construções e Comércio Ltda., que aceitou concluir a ponte, pelo saldo existente do convênio entre a Prefeitura de Tatuí e o Governo do Estado.

O contrato com a nova empresa, com sede em Jaú, foi assinado no dia 6 de março de 2017. Na semana anterior, esta empresa realizou testes e sondagem de solo no Ribeirão do Manduca. A obra ficou deteriorada e prejudicada por conta do abandono. A nova empresa então instalou seu canteiro de obras ainda no dia 6 e, já no dia 10 de março, as obras tiveram seu início efetivamente. Praticamente no final de julho, a obra foi concluída e a partir de então a Prefeitura de Tatuí tem trabalhado no reaterro das cabeceiras, drenagem das vias que limitam a ponte, pavimentação, construção de calçadas, iluminação, sinalização e serviços de serralheria (junto a passarela para pedestres).

RETIFICADO O RESULTADO PARCIAL DO “4º FESTIVAL DE ARTE E CULTURA DE TATUÍ”

O recurso contra a publicação do resultado parcial pode ser apresentado pelo proponente até esta sexta-feira (26/4).

“DUPLA COMPANHIA” OFERECE CURSO GRATUITO DE TEATRO; INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATÉ 26 DE ABRIL

O curso proporcionará um espaço seguro e interdisciplinar, no qual artistas, atrizes, atores, pesquisadoras e pesquisadores poderão compartilhar vivências e experiências no campo cultural.