GESTORES DE CULTURA PARTICIPARÃO DO 9º ENCONTRO PAULISTA DE MUSEUS

Os gestores culturais de Tatuí participarão do 9º Encontro Paulista de Museus (9EPM), que ocorre nos dias 19 e 20 de junho, no Theatro São Pedro, em São Paulo. O tema do encontro é “Infraestrutura e Segurança”.

A iniciativa, organizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, com apoio da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari, contará com mesas de debates, conferência, workshops e painéis digitais que irão discutir a adoção das boas práticas das instituições museológicas no contexto dos museus paulistas.

O tema do 9EPM, além de atender a uma demanda de gestores e profissionais de museus, foi escolhido por fazer parte de uma relação de parâmetros estabelecidos pelo SISEM-SP para o cadastramento dos museus do Estado. As questões relativas à Infraestrutura e Segurança aparecem transversalmente nos três eixos (Gestão e Governança, Salvaguarda de Acervos e da Comunicação e Serviços ao Público) que formam os pilares do Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP), ferramenta do SISEM-SP lançada em fase de testes no Encontro Paulista de Museus do ano passado, de forma restrita aos museus da Baixada Santista – e que, agora no 9EPM, será aberta a todas as instituições museológicas paulistas.