DIA DA ÁGUA TEM CONSCIENTIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS NA PRAÇA DA MATRIZ

O Dia Mundial da água foi comemorado no dia 22 de março, quarta-feira, em Tatuí, das 9h às 11h, na Praça da Matriz, com diversas ações promovidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do departamento de Meio Ambiente e do setor de Educação Ambiental. Aproximadamente 300 pessoas participaram do Tour das árvores, palestra, exposição de cartazes e receberam mudas.

No Tour das árvores, foi possível conhecer as principais características e a importância de todas as árvores da Praça da Matriz, como o formato da semente da árvore e o período do ano em que elas florescem.

A palestra sobre mata ciliar e arborização foi ministrada pelas funcionárias do setor de Educação Ambiental, Karina Sousa e Ana Carolina Eleuterio, e, para facilitar a visualização de todos quanto à problemática, foram expostas maquetes. Na árvore de madeira da Educação Ambiental estavam fotos com legendas explicativas dos mais importantes recursos hídricos do município e também do país, como o Rio Tatuí, Rio Sorocaba, Cataratas do Iguaçu e Rio Amazonas.

Os alunos dos 5º anos da escola municipal Eugênio Santos tiveram seus cartazes expostos e receberam certificados pela participação no “1º Concurso de Cartazes com o tema água”. Eles também fizeram um piquenique embaixo das figueiras centenárias da Praça da Matriz. Para os 16 alunos da escola foi um passeio ambiental informativo e agradável, uma oportunidade de conhecer a Praça com um olhar arbóreo.

Quem passou pelo local também pode receber mudas de árvores. Foram doadas 200 mudas, a maioria frutíferas e algumas para arborização de passeios públicos.

Segundo o diretor do departamento de Meio Ambiente, José Maurício Del Fiol, o evento foi muito bem aceito pela população que, em duas horas, tiraram suas dúvidas sobre Meio Ambiente e também receberam mudas prontas para o plantio.