Inaugurado em 22 de agosto de 2025, o Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, instalado nas dependências da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação da Prefeitura de Tatuí, já realizou mais de 1.000 atendimentos à população.
Diante da alta procura pelos serviços, a partir deste mês o atendimento passa a ser feito somente mediante agendamento, que pode ser realizado pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na sede da Secretaria (Praça Martinho Guedes, nº 12 – 1º andar, Centro), ou pelo telefone/WhatsApp (15) 3259-5285.
O PAV tem como principal objetivo facilitar o acesso dos tatuianos e moradores de cidades do entorno aos serviços da Receita Federal, evitando o deslocamento até a cidade de Sorocaba, após o fechamento do posto presencial da Receita em Tatuí. A unidade é fruto de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Receita Federal e integra a rede nacional de Pontos de Atendimento Virtual já existentes no País.
No local, os cidadãos recebem apoio e orientação de um profissional capacitado para utilizar o site e o aplicativo da Receita Federal, além de contar com auxílio em serviços como: autoatendimento orientado; CPF (inscrição, alteração de dados, regularização e emissão de comprovante); consultas de pendências fiscais (Pessoa Física, MEI e imóveis rurais); agendamento de atendimentos presenciais na Receita Federal; e orientações gerais sobre declarações e obrigações tributárias.
É importante destacar que o PAV não é um posto fiscal. Demandas de maior complexidade continuam sendo encaminhadas à regional da Receita Federal em Sorocaba para análise e andamento do processo.