Os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS-II, CAPS-AD (álcool e drogas) e CAPS-IJ (infantojuvenil), pertencentes a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Tatuí, realizarão na próxima terça-feira (11/11), das 11h às 15h, a Feira de Geração de Renda, em frente ao chafariz da Praça Olívio Junqueira, na Avenida Cônego João Clímaco (Avenida das Mangueiras).
O evento tem como objetivo promover a autonomia, a reinserção social e a reconstrução da identidade dos usuários dos CAPS, valorizando suas potencialidades para além do diagnóstico.
A Feira contará com bazar de roupas e com artigos desenvolvidos pelos usuários dos CAPS, entre eles, peças em mosaico e diversas opções de comidas e produtos artesanais, como empadas, bolinhos de frango, tortas, pães, bolos, doces, patês e temperos caseiros.
A ação é fruto das atividades desenvolvidas no projeto Geração de Renda, que incentivam a produção e a comercialização de bens de forma coletiva, autogestionada e cooperativa. As oficinas envolvem áreas como artesanato, culinária, saboaria, crochê e costura, entre outras.
De acordo com a diretora da RAPS, Cíntia Scaglioni, o trabalho de geração de renda contribui para o protagonismo e a autonomia dos participantes, ajudando na reconstrução de suas identidades e no fortalecimento de vínculos sociais. “A geração de renda é uma das principais estratégias de reabilitação psicossocial, pois permite que os usuários se reintegrem à comunidade, valorizem suas habilidades e encontrem novos sentidos para sua trajetória”, destaca Cíntia.
A Prefeitura de Tatuí convida toda a população a prestigiar a Feira de Geração de Renda, conhecendo e valorizando o trabalho desenvolvido pelos usuários dos CAPS. A participação da comunidade é fundamental para fortalecer as ações de inclusão social e promover uma rede de apoio cada vez mais solidária.