Nesta semana, dias 3/11 e 4/11 (segunda e terça-feira, respectivamente), a EMEF “Prof. Alan Alves de Araújo” – pertencente a Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Tatuí – se transformou em um verdadeiro laboratório de criatividade com a realização da Oficina de Poesia “Vamos brincar de escrever?”.
A atividade marcou a primeira etapa concluída do Projeto “Circuito Literário Ternura”, idealizado por Flor, Priscila e contemplado pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí.
As aulas, realizadas na Sala de Informática da escola, reuniram 30 alunos em uma experiência inspiradora de criação literária. Cada participante recebeu um kit de materiais didáticos e um exemplar do livro “Tentativas de leveza”, que serviu de base e inspiração para as atividades. Ao longo da oficina, os estudantes exploraram técnicas de escrita criativa, colagem literária, estrutura de versos, rimas e figuras de linguagem, descobrindo novas formas de expressar sentimentos e ideias por meio das palavras.
O resultado desse mergulho poético não ficará apenas nas páginas da escola. Os textos criados pelos alunos serão distribuídos gratuitamente na segunda fase do Projeto, levando poesia e sensibilidade aos bairros da zona sul de Tatuí.
Com ações como essa, o “Circuito Literário Ternura” reafirma seu propósito de aproximar a arte da comunidadee incentivar o despertar literário entre jovens talentos da Rede Pública de Ensino.