Pela primeira vez, Tatuí será palco de um encontro que une sustentabilidade, inovação e cultura. O 1º Fórum Conexão Circular – “Transformar o hoje, preservar o amanhã” acontecerá nesta sexta-feira (24/10) e neste sábado (25/10), das 9h às 18h, no Centro Hípico de Tatuí (CHT), reunindo especialistas, lideranças empresariais, empreendedores, instituições públicas e a sociedade civil para discutir economia circular, consumo consciente e desenvolvimento sustentável. A entrada é gratuita e aberta ao público.
O fórum é uma realização da XiQ Consciente, em parceria com Jorge Rizek Produções (curadoria cultural), e conta com o apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; de Educação; de Meio Ambiente e Agropecuária; e de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo, Trabalho e Inovação. Também são parceiros culturais a FATEC – Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, a APAE Tatuí e o COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade, além de diversos artistas independentes.
O Conexão Circular tem como propósito traduzir conceitos técnicos em soluções aplicáveis à realidade regional, conectando iniciativas locais e especialistas nacionais. O evento busca fomentar políticas e investimentos que consolidem Tatuí como referência em práticas sustentáveis, alinhando o município às diretrizes da Estratégia Nacional de Economia Circular (Decreto nº 12.082/2024) e ao Projeto de Lei nº 1.874/2022, que institui a Política Nacional de Economia Circular.
De acordo com Amanda Bimbatti e Renata Bimbatti, cofundadoras da XiQ Consciente e idealizadoras do fórum, o evento nasce com a missão de “reunir quem faz, inspirar quem consome e circular oportunidades”. “Queremos aproximar o Interior Paulista das discussões sobre economia circular, mostrando que sustentabilidade é um caminho possível e urgente – e que começa nas pequenas escolhas do dia a dia”, afirmam.
O Centro Hípico de Tatuí, local do evento, está localizado na Rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP-141), Km 24,5, no trevo da CEAGESP.
– Programação diversificada
Nos dois dias de evento, o público poderá participar de palestras, oficinas interativas, feira de empreendedores, atividades culturais e apresentações artísticas e gastronômicas. Entre os temas em destaque estão finanças sustentáveis, cooperativismo, energia renovável, consumo consciente, moda circular, gastronomia funcional e inclusão social.
Na sexta-feira (24/10), o fórum começa com a abertura técnica “Agenda COP30 e a importância da sustentabilidade para as cidades em expansão”. Ao longo do dia, estão previstas palestras sobre finanças verdes, cooperativismo, negócios sustentáveis e gestão com impacto socioambiental, além da oficina “Rota da Origem – De onde veio, para onde vai?”, que propõe uma reflexão sobre o ciclo de vida das roupas e dos produtos que consumimos. A programação cultural também será intensa, com performances da APAE, apresentações do Coral Gênesis (Colégio Gênesis) e do grupo Bate-Lata (COSC), além de atrações artísticas livres e set de DJ no encerramento do dia.
E no sábado (25/10), o público confere palestras sobre construções sustentáveis, uso de materiais reciclados, energia renovável, alimentação natural, inclusão social e ancestralidade como fonte de regeneração cultural e ambiental. A programação artística inclui apresentações da FATEC Tatuí, do Conservatório de Tatuí, do Teatro Drica com o espetáculo “Negrice – Serviço de Preto”, e o grupo de viola “Alma Cabocla”, entre outras atrações.
Ainda durante todo o sábado, o Sebrae Móvel oferecerá atendimento presencial e gratuito a empreendedores interessados em negócios sustentáveis.
– Feira de Empreendedores Sustentáveis
O fórum também contará com uma Feira de Empreendedores Sustentáveis, reunindo marcas e projetos que promovem o consumo consciente. Entre os expositores confirmados estão XiQ Consciente, Arqplast, Monteiro Sistemas de Irrigação, Livros Fraternos, MOB -Mobilidade Sustentável, Captóleo, Grupo Sibrape, Nonna Caffè e Gelato, Gramas Xavier e Ecoá Soluções Ambientais.
O evento tem apoio máster de Arqplast e Centro Hípico de Tatuí; apoio premium de Sibrape Elétrica e Solar, Gramas Xavier, Ecoá, Sicoob Crediceripa, Grupo Sanson e Mottanet; e apoio social de instituições como APAE, Sebrae, COSC, Pastoral da Ecologia, Colégio Gênesis, G2G Arquitetura e Design, Liggia Protta Marketing e Posicionamento e Negrice – Serviço de Preto.