A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Zeladoria e Serviços Urbanos, inaugura na próxima quarta-feira (29/10), às 11h, a Usina de Reciclagem da Construção Civil, instalada no Ecoponto Sul (Central de Resíduos), localizado na Rua Victória dos Santos Gomes, s/nº, no bairro Jd. Rosa Garcia II, ao lado da Cooperativa de Reciclagem.
O novo equipamento, que utiliza tecnologia de ponta em britagem de resíduos da construção civil, chega ao município a custo zero, graças ao Consórcio de Estudos, Recuperações e Desenvolvimento da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CERISO), do qual Tatuí faz parte. A cidade será pioneira entre os 28 municípios consorciados a operar essa tecnologia, tornando-se projeto piloto e referência regional na gestão sustentável de resíduos.
Com capacidade de processar até 80 toneladas de material por hora, a usina transforma entulhos e Resíduos da Construção Civil (RCC) em brita reutilizável, que será aplicada na manutenção e recuperação das estradas rurais. Além de garantir destinação ambientalmente correta aos resíduos, a medida proporcionará uma expressiva economia aos cofres municipais. Atualmente, a Prefeitura gasta cerca de R$ 75 mil por mês com o transporte e a destinação adequada de aproximadamente 300 metros cúbicos de materiais provenientes da construção civil.
Os principais objetivos da iniciativa são cumprir o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, reduzir impactos ambientais, diminuir custos operacionais e promover a sustentabilidade na administração pública.
De acordo com o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, o novo equipamento representa um avanço importante para o município. “Agora, o que antes era rejeito de construção civil passa a ganhar um novo propósito: será transformado em brita para pavimentação, ajudando a melhorar o acesso nas comunidades rurais e reduzindo custos para o município. É mais eficiência, mais sustentabilidade e mais resultados para quem vive e trabalha no campo. Tatuí avança com trabalho, inovação e responsabilidade”, destacou o prefeito.
A máquina ficará instalada em Tatuí por 12 meses, período em que o município fornecerá dados técnicos e operacionais ao CERISO, contribuindo para o aperfeiçoamento e a futura expansão do projeto em toda a região.