Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí, o documentário “A generosidade tatuiana”, da produtora Fernnanda Kézia, está disponível no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/46WjNIj).
A obra presta uma homenagem sensível e necessária à memória de Chico Pereira e de Donato Flores, dois tatuianos que marcaram a história da cidade com suas ações em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com uma narrativa documental envolvente, o filme resgata as trajetórias de vida desses dois homens que fizeram da solidariedade sua missão.
Chico Pereira dedicou-se ao amparo de idosos e pessoas em situação de pobreza, resultando na criação do Lar São Vicente de Paulo. Já Donato Flores, movido pelo amor às crianças e jovens desprotegidos, fundou o Lar Donato Flores. Ambas as instituições seguem, até hoje, como símbolos vivos da generosidade tatuiana, acolhendo, educando e inspirando novas gerações.
O documentário conta com depoimentos emocionantes de pessoas diretamente ligadas a essas entidades, como Carlos Olivier, presidente do Lar São Vicente de Paulo; Ana Soares e Janice Ramos, funcionárias do Lar São Vicente de Paulo; Theresinha Pinto, assistida pela instituição; Anderson Rodrigues Elias, presidente do Lar Donato Flores; Ubirajara Feltrin, diretor do Lar Donato Flores; e Francieli Soares e Adriana Bento, funcionárias do Lar Donato Flores. O filme traz ainda a participação especial de Donildes Gianisella, de 98 anos de idade, filha de Donato Flores, cuja presença reforça o valor da memória e da continuidade desses legados.
Lançado pela produtora “Artes nas artérias”, o filme se destaca pela delicadeza com que costura lembranças, entrevistas e imagens que expressam o espírito comunitário de Tatuí. “A generosidade tatuiana” é mais do que um registro histórico: é um tributo à empatia, à dedicação e ao amor ao próximo, valores que seguem pulsando no coração da cidade.