O talento tatuiano segue ganhando projeção nacional! O grupo teatral independente “Dupla Companhia”, de Tatuí, acaba de conquistar duas indicações ao 24º Prêmio Nacional de Teatro Cenym, uma das mais importantes premiações do teatro brasileiro.
Com o espetáculo “Nise em nós – uma ode ao delírio”, a companhia é a única do Estado de São Paulo a figurar na categoria Melhor Companhia de Teatro, consolidando o reconhecimento nacional de um trabalho que nasce e se fortalece no Interior Paulista. A montagem também concorre na categoria Melhor Trilha Sonora, assinada pela musicista Dessa Ferreira.
A peça teatral estreou no mês de fevereiro, no dia do aniversário da psiquiatra Nise da Silveira, referência mundial na luta antimanicomial, e encerrou a temporada em agosto no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB-SP). Todas as apresentações tiveram ingressos esgotados e ampla cobertura da imprensa nacional. No palco, os artistas Lucas Gonzaga, Rafaele Breves, Gabriela Carriel, Victor Mota e Hugo Muneratto unem teatro, música, poesia e folguedos brasileiros, sob direção e dramaturgia de Duda Rios.
“Levar a terra vermelha de Tatuí para a capital é um gesto de afirmação. Essa indicação reforça a importância da cena cultural do Interior e mostra que nosso trabalho dialoga com o Brasil profundo que nos cerca”, destaca Lucas Gonzaga, diretor de produção e idealizador do projeto.
A obra integra a Trilogia da Memória da “Dupla Companhia”, que já conta com “As três Marias” (2022) e “Laudelina” (2025). Ao completar 10 anos em 2026, o grupo já acumula importantes reconhecimentos, como o título de Ponto de Cultura, reforçando a vocação de Tatuí como polo de criação e difusão artística.
O Prêmio Nacional de Teatro Cenym reúne produções de todo o Brasil e terá os vencedores anunciados ainda neste ano de 2025. Para a “Dupla Companhia”, estar entre os indicados já é motivo de celebração e orgulho para Tatuí e para todo o Estado de São Paulo.
A temporada do espetáculo contou com o apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
CRÉDITO DA FOTO: Rodrigo Costa.