A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a indústria farmacêutica Boehringer Ingelheim, através de seu Programa “Abraçar”, está realizando um mutirão de espirometria para ampliar o acesso ao diagnóstico de doenças respiratórias. A ação acontece no Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEMEM) nessa quinta-feira (2/10), na sexta-feira (3/10) e nas próximas sextas-feiras (17, 24 e 31 de outubro), com atendimento de 30 pacientes por dia, totalizando 150 exames.
A espirometria é um exame simples, rápido e indolor, utilizado para avaliar a função pulmonar. Por meio dele, é possível medir a quantidade de ar que uma pessoa consegue inspirar e expirar, bem como a velocidade desse fluxo. O procedimento auxilia no diagnóstico e acompanhamento de doenças como asma, fibrose pulmonar e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e outras condições respiratórias. Além disso, serve como ferramenta preventiva, permitindo identificar alterações ainda em fases iniciais.
De acordo com a diretora da Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Karina Carneiro, o objetivo é dar mais agilidade na obtenção do diagnóstico das doenças respiratórias crônicas, permitindo o rápido início do tratamento e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. “Com a realização dos exames, conseguimos encaminhar os resultados ao pneumologista e, quando necessário, iniciar o tratamento com medicamentos de alto custo. No mês de novembro, novos mutirões serão realizados, até o atendimento de todos os pacientes acima de 40 anos de idade”, destacou.
A Secretaria de Saúde ressalta que o exame já faz parte da rotina do município e reforça que a realização de mutirões é uma estratégia para agilizar atendimentos e oferecer maior qualidade de vida à população.