A Prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro Hípico de Tatuí (CHT), realizou nesta quarta-feira (1º/10), no Centro de Equoterapia da Prefeitura, um evento para anunciar a ampliação da oferta dos serviços de reabilitação no município.
Desde outubro de 2024, o local já disponibiliza equoterapia 100% gratuita para crianças em tratamento terapêutico no Centro Integrado de Reabilitação (CIR), todas pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, nos últimos seis meses, dobrou o número de atendimentos. Agora, o serviço também será estendido aos pacientes oncológicos atendidos pelo Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí.
O anúncio foi feito pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, que esteva acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (FUSSTAT), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso, e do vice-prefeito Antônio Marcos de Abreu (Marquinho de Abreu). Também estavam presentes na cerimônia, os vereadores Vade Manoel, Paulinho Motos e Ricardo Trevisano; a gerente do Centro Hípico de Tatuí, Cristina Granato; a diretora estratégica do Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí, Michele de Fátima Tavares Ramos; e a médica veterinária voluntária do Centro de Equoterapia da Prefeitura, Carolina Ribeiro.
A diretora do CIR e do Departamento da Pessoa com Deficiência, Renata Cristina Vieira, destacou os avanços conquistados neste Projeto desde o dia 28 de março de 2025. Entre eles estão a aquisição de mais um cavalo, selas adaptadas, capacetes de segurança, equipamentos terapêuticos, brinquedos educativos, materiais esportivos, melhoria na acessibilidade, implantação de um jardim e de uma horta sensoriais, revitalização do espaço e a formação de importantes parcerias com instituições e empresas locais.
Em seu pronunciamento, a primeira-dama e presidente do FUSSTAT, Regiane de Oliveira Rosa Cardoso, ressaltou o planejamento e a dedicação da gestão municipal para garantir a qualidade do serviço. “Tudo foi feito com organização e cuidado. As equipes foram capacitadas e o espaço recebeu toda a estrutura necessária para que a equoterapia aconteça da melhor forma. Nada é feito sozinho, esse é um projeto coletivo e, por isso, temos dado as mãos para avançar ainda mais”, afirmou.
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior agradeceu aos parceiros e reforçou os próximos passos do projeto. “Nosso maior prazer é ver tantas pessoas sendo beneficiadas. A partir de agora, a equoterapia passa a atender também os pacientes do Núcleo de Apoio ao Tratamento de Câncer em Tatuí. Em breve, queremos criar uma ONG para ampliar a participação da sociedade civil e, futuramente, oferecer um espaço de acompanhamento psicológico para os pais das crianças atendidas”, anunciou.
Com a ampliação, Tatuí reafirma seu compromisso com a saúde, a inclusão e o cuidado integral aos pacientes e suas famílias.