Teve início na tarde do último sábado (13/9), na Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, pertencente à Prefeitura de Tatuí, uma exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos da Oficina de Desenho Realista, que foi ministrada pelo professor Hícaro Ferreira.
Cerca de 20 alunos, de 8 a 18 anos de idade, participaram da Oficina, com aulas semanais de 1h20 de duração cada, durante cinco meses. O professor Hícaro Ferreira ofereceu os materiais básicos de desenho, como blocos de folhas e lápis 2B e 6B, e apresentou fundamentos essenciais da prática realista, como domínio dos lápis, técnicas de luz e sombra, degradê, esboço e observação. O processo foi marcado por descobertas e desafios, refletindo a evolução criativa e a técnica de cada participante.
Na exposição, estão disponíveis todos os desenhos produzidos em diferentes etapas do curso – desde os primeiros exercícios até os trabalhos finais -, revelando o percurso artístico de cada aluno.
Além do conteúdo técnico, a Oficina – contemplada pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí – teve o objetivo de criar um espaço de acesso à arte, com acompanhamento próximo do professor, que também atua como educador musical, incentivando o desenvolvimento pessoal e artístico dos participantes.
A mostra segue aberta ao público no CEU das Artes (Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena) até o dia 6 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita.
