A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, convida o público para a abertura oficial da exposição “Visões do imaginário”, nesta segunda-feira (8/9), às 19h, no Centro Cultural – Edifício Alvorada. A mostra, que traz obras do artista plástico Jaime Pinheiro, poderá ser visitada até 30/9, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Contemplada pelo Edital de Cultura “Josué Fernandes Pires”, da Prefeitura de Tatuí, “Visões do imaginário” apresenta um panorama da trajetória do artista, reunindo desenhos, bonecos, rascunhos, pinturas, ilustrações, esculturas, cartazes, adereços e outros objetos que compõem o lúdico universo de sua imaginação. Jaime Pinheiro preparou ainda um pequeno atelier, onde crianças e adultos poderão conhecer algumas técnicas de seu trabalho durante a visita.
“É uma pequena mostra da minha trajetória no caminho das artes, em suas mais variadas formas. Uma paixão que surgiu na infância e assumiu toda a extensão da minha vida. Compartilho aqui memórias antigas e atuais, pessoais e profissionais, e apresento algumas obras de muito valor pessoal”, comenta Jaime Pinheiro.
A exposição “Visões do imaginário” é uma oportunidade única para apreciar a arte e o imaginário de um dos nomes mais importantes da cena cultural tatuiana, celebrando a criatividade e a diversidade das linguagens artísticas.
SOBRE O ARTISTA
Jaime Pinheiro é graduado em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas e especialização em Design. Atuou como professor e cenógrafo em diversas instituições, incluindo a Universidade de Sorocaba (UNISO) e o Conservatório de Tatuí, onde lecionou e criou cenários para concertos, shows e espetáculos. Além disso, desenvolveu trabalhos para grupos artísticos como Esparrama, Cia. Mútua, Coletivo Cê, Pindorama, Manuí, Balleteatro Mônica Minelli e Balleteatro Fred Astaire, entre outros.
Com uma carreira marcada por pesquisas em Cultura Popular e Teatro de Animação, Jaime também atuou na criação de instalações cenográficas para museus e espaços culturais, incluindo o Museu Histórico “Paulo Setúbal” e o Centro Cultural de São Paulo – Pavilhão Cinematográfico Expedycto Lyma. Seu trabalho como “Mestre Bonequeiro” foi destacado na revista Mamulengo (2022).