A artista tatuiana Liliana Rosa dos Reis realizará o projeto “Retratuí: A identidade e a voz da nossa cidade”, uma experiência artística que convida a população a participar de retratos em tempo real, promovendo diálogo, troca de ideias e interação.
A iniciativa acontecerá em diferentes pontos da cidade, aberta ao público e de forma gratuita. A primeira ação será neste sábado (6/9), às 10h, na Praça da Matriz. Já no domingo (7/9), e novamente em 14/9 (domingo), também às 10h, a atividade será realizada na Feira Livre do Largo do Mercado Municipal “Nilzo Vanni”. Os encontros continuarão nos dias 13/9 (sábado) e 17/9 (quarta-feira), às 17h, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, ampliando a oportunidade de vivência artística e participativa.
Nas atividades, o público poderá ser retratado pela artista Liliana, além de expressar sentimentos e ideias em papéis, canetas e outros materiais disponibilizados em mesas interativas. Mais do que obras visuais, a proposta busca fortalecer a identidade cultural da cidade, evidenciando a diversidade e a singularidade de cada participante.
“Retratuí: A identidade e a voz da nossa cidade” foi contemplado pelo 5º Festival de Arte e Cultura “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”, do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí.
SOBRE A ARTISTA
Liliana Rosa dos Reis é tatuiana, artista, mãe e psicóloga, atuando também como arteterapeuta. Dedica-se a projetos sociais e culturais que unem arte, saúde e engajamento social, como o “Prosa – Promovendo Saúde”, o Instituto Contraproposta e o Movimento Alvorada Antirracista.
Multiartista, Liliana conduz oficinas, eventos e produções que exploram a força criativa como ferramenta de expressão e transformação. Nas artes visuais, dedica-se à pintura em tela, papel e diferentes texturas. Em 2023, consolidou um estilo autoral marcado pelo uso de cores vibrantes e pela presença de animais, flores, folhas e figuras humanas expressivas, refletindo sensibilidade, potência estética e identidade própria.