A Prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Educação, de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, promoverá neste domingo (7/9), às 9h, na Praça Paulo Setúbal (Praça do Barão), a tradicional Cerimônia de Hasteamento da Bandeira em celebração ao Dia da Independência do Brasil.
O evento tem como objetivo fortalecer o sentimento de civismo e valorizar os símbolos nacionais, reunindo autoridades, estudantes, instituições civis e militares, além da comunidade tatuiana.
A solenidade contará com recepção musical e a execução dos hinos Nacional, da Independência e de Tatuí pelo grupo “Play On”, formado por Natalia Domingues, Felipe Reis, Fernando Silva e Joserval Paes. Durante o ato, serão hasteadas a Bandeira Nacional, a Bandeira do Estado de São Paulo e a Bandeira de Tatuí.
O protocolo oficial terá a participação de representantes das Secretarias Municipais, forças de segurança, Grupo de Escoteiro Goyotin, Grupo de Escoteiro Tupancy, Clube dos Aventureiros, Clube dos Desbravadores, Lojas Maçônicas, além dos clubes de serviços Lions e Rotary, com apoio cultural da Unimed Tatuí.
A programação será enriquecida por apresentações culturais da Rede Municipal de Educação. Entre os destaques, o Projeto “Senna em Ação” apresentará 11 crianças interpretando a canção “Amarelo, azul e branco”, de Rita Lee, e a EMEF “João Florêncio” trará a sua fanfarra em três cadências diferentes, sob a regência do maestro Atner Antônio Alves de Oliveira.
Além de enaltecer a data histórica do 7 de setembro de 1822, com a proclamação da independência por Dom Pedro I às margens do riacho Ipiranga, a cerimônia também destacará o protagonismo da Imperatriz Maria Leopoldina nesse processo. O ato cívico reforçará ainda a valorização da educação e da cultura, encerrando com o Hino à Tatuí, de Paulo Cerqueira Luz (letra) e Maria Ruth Luz (música), interpretado pelo grupo “Play On”, em homenagem à Capital da Música.
Com este evento, a Prefeitura de Tatuí reafirma seu compromisso com a preservação da memória, da cultura e da identidade cívica, celebrando a história do Brasil e da cidade.