A Guarda Civil Municipal (GCM) de Tatuí, em mais uma semana de atuação preventiva e ostensiva, registrou resultados expressivos no combate à criminalidade. Entre os dias 18 e 24 de agosto, foram realizadas sete capturas de indivíduos com mandados de prisão em aberto, resultado do trabalho integrado de monitoramento por meio do sistema “Muralha Digital” e das ações de patrulhamento em diferentes regiões do município.
TRÊS OCORRÊNCIAS EM DESTAQUE
Na quarta-feira (20/8), por volta das 16h05, uma equipe da GCM foi acionada via Central de Operações e Despacho (COD) para averiguação de um veículo monitorado pelo sistema “Muralha Paulista”, que indicava mandado de prisão em desfavor do proprietário. A abordagem ocorreu no bairro Vila São Cristóvão. Durante a ação, o condutor foi identificado, conduzido para exame no Pronto Atendimento e apresentado no Plantão Policial, onde teve a prisão ratificada e permaneceu à disposição da Justiça.
Na sexta-feira (22/8), durante patrulhamento preventivo, uma equipe avistou um indivíduo próximo a uma motocicleta. Ao realizar a aproximação, os guardas reconheceram o homem, já conhecido por possuir mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo (artigo 157 do Código Penal). Ele foi abordado, submetido a pesquisa e, após confirmação, conduzido à UPA e posteriormente apresentado ao delegado, permanecendo detido para as devidas providências legais.
Já na madrugada de sábado (23/8), a GCM realizava um patrulhamento quando identificou um homem em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, o indivíduo mudou de comportamento, motivando a abordagem. Após pesquisa, foi confirmado mandado de prisão em seu desfavor. Ele também foi encaminhado ao Pronto Atendimento e, em seguida, ao Plantão Policial, ficando à disposição da Justiça.
Essas ocorrências reforçam o compromisso da Guarda Civil Municipal de Tatuí em garantir a segurança da população, atuando de forma integrada e eficaz no enfrentamento à criminalidade e no cumprimento da lei.
DEMAIS OCORRÊNCIAS
No período de 18 a 24 de agosto também foram abordadas 38 pessoas e 8 veículos. Houve o registro de 38 atendimentos, sendo: 6 policiamentos preventivos; 3 apoios à outras instituições; 8 averiguações de atitudes suspeitas; 7 recolhas, apreensões, adulterações e/ou abandonos de veículo; 1 sinistro de trânsito; 7 capturas de procurados; 1 acidente de trânsito sem vítima; 3 manifestações públicas e passeatas; 1 direção perigosa sem CNH; e 1 desinteligência.
Em relação às ocorrências crime, foram 18 presos, 17 do sexo masculino e 1 do sexo feminino; além de 12 flagrantes: 4 resultantes de ocorrências de tráfico de entorpecentes (225 porções de cocaína, 122 porções de crack e 35 porções de maconha); 4 por violência doméstica e 4 por furto.