Resgatar e celebrar as tradições do folclore regional sulista e paulista, com destaque para as manifestações tropeiras de Tatuí. Essa é a proposta do Projeto “Fandangos de São João na Tatuí Tropeira”, que acontecerá em duas apresentações gratuitas e abertas ao público em geral no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí.
A primeira apresentação será nesta sexta-feira (22/8), às 9h30, e a segunda ocorrerá neste domingo (24/8), às 15h, sendo ambas uma oportunidade única de vivenciar a riqueza cultural da região por meio da dança, da música e da literatura.
Idealizado pelo casal tatuiano Elaine Cristina Coelho Rodrigues e Ronaldo Rodrigues, entusiastas da dança folclórica regional e defensores da cultura e da tradição raiz, o Projeto tem como objetivo não apenas entreter, mas também educar e valorizar a herança cultural.
Os artistas conduzirão o público a uma experiência imersiva em ritmos tradicionais, promovendo uma viagem pelas expressões culturais que marcaram a identidade tropeira. Danças típicas de diferentes regiões serão exibidas, criando um elo entre o passado e o presente, e reforçando o papel da arte como instrumento de preservação da memória coletiva.
Um dos pontos altos das apresentações será a declamação de trechos do poema “São João”, de Paulo Setúbal, presente na obra “Alma Cabocla”, de 1920. De acordo com os proponentes do Projeto, essa integração entre dança e literatura proporciona uma atmosfera acolhedora e simbólica, que exalta a identidade cultural de Tatuí e evoca memórias afetivas ligadas às celebrações populares.
“Fandangos de São João na Tatuí Tropeira” integra a programação especial do 199º aniversário de Tatuí e foi contemplado pelo 5º Festival de Arte e Cultura “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”, da Prefeitura de Tatuí. O CEU das Artes está localizado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena.