Nesta terça-feira (19/8), às 18h, o Complexo Cultural de Memória da Prefeitura de Tatuí – que abriga o Museu da Imagem e do Som MIS Tatuí “Jornalista Renato Ferreira de Camargo” e o Memorial do Rugby 1928 “Dr. Gualter Nunes” – receberá o show “Ouro Negro”, do Coletivo Travessia.
A apresentação, gratuita e aberta ao público, integra a programação especial do 199º aniversário da cidade e foi contemplada pelo Edital de Cultura nº 01/2023 “Maria Ruth Luz”, da Prefeitura de Tatuí.
Idealizado por três trombonistas, o espetáculo tem como objetivo difundir a música instrumental brasileira a partir da obra de compositores negros que marcaram a história cultural do País. O repertório reúne grandes nomes, como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Moacir Santos e Djavan, entre outros ícones.
A formação do Coletivo Travessia inclui um quarteto de trombones acompanhado de baixo, bateria e guitarra. Juntos, exploram diferentes linguagens da música popular brasileira, mesclando estudo, performance e experimentação. Além da execução musical, o show traz curiosidades e informações sobre os ritmos e tradições que inspiraram as composições apresentadas.
Mais do que um espetáculo musical, “Ouro Negro” é um mergulho sensorial e afetivo na herança africana da cultura brasileira, valorizando artistas e trajetórias muitas vezes invisibilizadas pela história oficial.
O Complexo Cultural de Memória, local do evento, está situado na Av. Domingos Bassi, sem número, no Jd. Junqueira, esquina com a Av. João Batista Correia Campos (Marginal do Manduca), próximo ao Paço Municipal.