Ações estratégicas e integradas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Tatuí, com apoio de tecnologias como a Muralha Digital, resultaram na detenção de cinco indivíduos procurados pela Justiça durante a última semana, de 21 a 27 de julho.
As ocorrências ocorreram em diversos bairros da cidade e reforçam o compromisso da corporação com a segurança pública, por meio de patrulhamentos preventivos e respostas rápidas às denúncias e alertas de sistemas de monitoramento.
Na segunda-feira (21/7), durante patrulhamento pelo bairro CDHU, uma equipe da GCM identificou um indivíduo com mandado de prisão em aberto. A confirmação foi feita através dos sistemas INFOSEG e Muralha Digital. Com o apoio da viatura do Canil, o homem foi conduzido à UPA para avaliação médica e, posteriormente, ao Plantão Policial, onde permaneceu à disposição da Justiça. Ainda na mesma data, outra equipe, em patrulhamento pelo Centro, abordou um suspeito que demonstrou nervosismo ao avistar a viatura. Após pesquisa, constatou-se que o homem era evadido do sistema prisional e possuía condenação por roubo, conforme o artigo 157 do Código Penal. Ele também foi levado à UPA e encaminhado à Delegacia.
Já na quarta-feira (23/7), uma equipe foi informada pela Base Móvel sobre um alerta emitido pela Muralha Digital, indicando que um foragido da Justiça estaria transitando pela área central. O indivíduo foi localizado e abordado. Embora tenha alegado desconhecer o mandado, sua situação foi confirmada na delegacia, sendo liberado após audiência por videoconferência, por se tratar de regime aberto.
Na quinta-feira (24/7), na Rodovia Mário Batista Mori, um homem que caminhava pelo local tentou fugir ao notar a presença da viatura, mas foi capturado após cerco. A consulta nos sistemas revelou um mandado de prisão pelo artigo 157 do Código Penal. Ele foi encaminhado para os procedimentos de praxe e ficou sob custódia da Justiça.
Por fim, no sábado (26/7), a Muralha Digital identificou uma motocicleta cujo proprietário possuía mandado de prisão em aberto. O veículo foi localizado estacionado em frente a um ponto comercial na Rua XI de Agosto. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado, mas o indivíduo confirmou sua identidade e, sem apresentar documentação que comprovasse eventual suspensão do mandado, foi conduzido à UPA e à Delegacia, onde permaneceu detido.
DEMAIS OCORRÊNCIAS
No período de 21 a 27 de julho também foram abordadas 42 pessoas e 11 veículos. Houve o registro de 19 atendimentos, sendo: 5 policiamentos preventivos; 1 apoio à outras instituições; 6 averiguações de atitudes suspeitas; 2 sinistros de trânsito; e 5 capturas de procurados.
Em relação às ocorrências crime, foram 8 presos, 7 do sexo masculino e 1 do sexo feminino; e 3 menores de 18 anos de idade apreendidos, todos do sexo masculino; além de 6 flagrantes: 2 por furto; 1 embriaguez ao volante; 1 por receptação; e 2 resultantes de ocorrências de tráfico de entorpecentes (foram apreendidas 190 porções de cocaína, 104 porções de crack e 13 porções de maconha).